Newsletter: 155

“Casa Aberta” para doses de reforço a pessoas com 63 ou mais anos e vacinados com a Janssen a partir dos 40 anos

“Casa Aberta” para doses de reforço a pessoas com 63 ou mais anos e vacinados com a Janssen

A modalidade “Casa Aberta” vai estar disponível amanhã, dia 23 de dezembro, para a administração de doses de reforço contra a COVID-19 e/ou contra a Gripe a pessoas elegíveis com 63 ou mais anos e para as pessoas com 40 ou mais anos vacinadas com a Janssen. 

Durante o dia de amanhã, ficará também disponível o auto-agendamento para pessoas com 55 ou mais anos (https://covid19.min-saude.pt/pedido-de-agendamento/) para a vacinação com dose de reforço contra a COVID-19. 

Recorda-se que os Centros de Vacinação estarão encerrados nos dias 24, 25 e 26 de dezembro, bem como nos dias 31 de dezembro e 1 de janeiro. 

Mais de 2,5 milhões de doses de reforço COVID-19 Portugal já administrou mais de 2,5 milhões de doses de reforço contra a COVID-19 e cerca de 2,3 milhões de doses da vacina contra a gripe, das quais aproximadamente 472 mil em farmácias. 

Segundo dados contabilizados até ao final do dia 21 de dezembro, foram administradas mais de 1,8 milhões de doses de reforço contra a COVID-19 e 1,7 milhões de vacinas contra a gripe a utentes com 65 ou mais anos. 

Em termos percentuais, encontram-se vacinadas com a dose de reforço 87% das pessoas com 80 ou mais anos, 84% das pessoas com idade entre os 70 e os 79 anos e 74% dos utentes entre os 65 e os 69 anos (dados para a população residente em Portugal Continental estimada pelo INE para 2020). 

A vacinação é a melhor forma de proteção contra a doença grave, internamentos e morte, sendo especialmente relevante nesta época do ano, em que as temperaturas são baixas, e em que, devido às festividades de Natal e de fim de ano, podem ocorrer aglomerações de pessoas, com maior proximidade e contacto físico.