Área Reservada:
 
melhor informação, mais saúde
Pesquisar
 
 
 
Ébola
Vigilância de Mortalidade
Dashboard da Saúde
GeoSaúde
Portal da Estatística da Saúde
Revista da DGS
Gripe
Sistema de Informação dos Certificados de Óbito
 
SINAVE - Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica
 
Acreditação de Unidades de Saúde
 
Linha Saúde 24
 
Livro de Reclamações
 
Sistema Nacional de Notificação de Incidentes
 
Plano Nacional Saúde
 
Violência contra Profissionais de Saúde
 
 
Portal do Utente já está online
 
Portal do Utente já está online
Plataforma de Dados da Saúde

O novo Portal do Utente está online desde o passado dia 31 de maio. Integrado no projeto PDS - Plataforma de Dados da Saúde, desenvolvido pela CIC - Comissão para Informatização Clínica e pela SPMS - Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE, vai permitir registos de saúde feitos pelo utente e recurso a serviços online já existentes e a disponibilizar.

A PDS - Plataforma de Dados da Saúde é uma plataforma web, desenvolvida pela CIC e pela SPMS, que disponibiliza um sistema central de registo e partilha de informação clínica de acordo com os requisitos da Comissão Nacional de Proteção de Dados.

A PDS é um mecanismo de acesso a informação dos utentes que permite mostrar os dados aos profissionais de saúde em diversos pontos do SNS (hospitais, urgências, cuidados primários) sem os deslocar do local seguro onde agora estão guardados. Por exemplo, a PDS permitirá a um médico ou enfermeiro do hospital aceder a alguns dados do Centro de Saúde sem os poder modificar ou danificar. O seu acesso é restrito e auditado, sendo que cada vez que um profissional vê os seus dados esse facto fica registado num histórico de acessos.

Ao permitir a partilha destes dados, o SNS pode tornar mais rápido o seu atendimento e mais segura a forma dos profissionais de saúde o conhecerem e chegarem a um diagnóstico/terapêutica.

O primeiro portal ligado à PDS a ser disponibilizado ao público foi o Portal do Utente, online desde 31 de maio de 2012.

No Portal do Utente o utilizador terá uma área reservada à inserção dos seus dados. No menu "As minhas notas" poderá inserir:

  • Contactos de emergência
  • Dados de Saúde
  • Hábitos
  • Medicação
  • Alergias
  • Doenças
  • Autorizações/Auditorias
  • Contactar o seu Centro de Saúde/USF

O Portal do Utente permite a inserção de dados, como historial clínico, medicação ou hábitos, pelo próprio utilizador. A partilha de informação com a PDS (que irá incluir no futuro o Portal do Profissional, o Portal Institucional e o Portal Internacional) depende de autorização expressa do próprio utente.

Caso aceda em partilhar os seus dados com o SNS, toda a informação clínica daquele utilizador estará acessível em todo o país. Por exemplo, um utente registado num centro de saúde de Lisboa, mas de férias no Porto, poderá recorrer aos serviços de um qualquer hospital do Norte, sendo possível à instituição consultar todo o historial clínico, alergias, consultas, facilitando um diagnóstico e respetiva terapêutica em caso de doença.

No Portal do Utente, o utilizador terá também acesso ao eAgenda, serviço que permite a marcação de consultas e pedido de receituário crónico.

Vantagens do eAgenda:

  • É possível aos utentes registados agendar uma consulta para o Médico de Família (MdF);
  • O sistema permite ainda que os utentes sem MdF marquem uma consulta no serviço de Reforço/Recurso;
  • É possível agendar consultas em "Saúde para Adultos por Iniciativa do Utente", "Planeamento Familiar", "Saúde Infantil" e "Saúde Materna";
  • O eAGENDA prevê que o utente possa, a qualquer momento, cancelar a consulta marcada no serviço online;
  • Para os doentes que necessitem de medicação prolongada, o eAGENDA permite pedir a renovação de receituário.

O serviço eAGENDA está acessível através do Portal da Saúde e do Portal do Utente.

O utilizador do Portal do Utente tem acesso ao RNU - Registo Nacional de Utentes e ao SIGIC - Sistema Integrado de Gestão de Inscritos para Cirurgia.

A seguir ao verão de 2012 irão ser disponibilizadas novas funcionalidades do Portal do Utente como o eVacinas.

No âmbito da PDS, prevê-se que seja lançado no final de junho o Portal do Profissional, serviço que irá permitir a intercomunicação entre os sistemas de informação de cada uma das instituições de saúde, para viabilizar a agregação e visualização da informação de saúde do utente, quando e onde for necessária.



 
Governo de Portugal
© 2011 Direção-Geral da Saúde | Alameda D. Afonso Henriques, 45 - 1049-005 Lisboa - Portugal | Tel: 21 843 05 00 | Fax: 21 843 05 30 | E-mail: geral@dgs.pt