Área Reservada:
 
melhor informação, mais saúde
Pesquisar
 
 
 
Ébola
Vigilância de Mortalidade
Dashboard da Saúde
GeoSaúde
Portal da Estatística da Saúde
Gripe
Sistema de Informação dos Certificados de Óbito
 
SINAVE - Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica
 
Acreditação de Unidades de Saúde
 
Linha Saúde 24
 
Livro de Reclamações
 
Sistema Nacional de Notificação de Incidentes
 
Plano Nacional Saúde
 
Violência contra Profissionais de Saúde
 
 
Normas para a Melhoria Contínua da Qualidade no Sistema de Saúde
 
Normas Clínicas

Apresentação

A elaboração e emissão de Normas que visam a melhoria da qualidade clínica obriga a que, embora baseadas na mais recente produção científica, as Normas Clínicas sejam sujeitas a diferentes patamares de apreciação crítica.

  • O 1.º patamar traduz-se na elaboração de uma proposta de Norma por parte de um grupo de trabalho constituído no âmbito do Departamento da Qualidade na Saúde.
     
  • O 2.º patamar  traduz-se numa discussão pública por um período de 3 meses.
     
  • O 3.º patamar corresponde à integração de contributos fundamentados, recolhidos durante a discussão pública,  e revisão científica final, pelo Departamento da Qualidade na Saúde, do conteúdo da proposta de norma.
     
  • O 4.º e último patamar corresponde à validação científica da Norma Clínica por parte da Comissão Científica para as Boas Práticas Clínicas (CCBPC).

Caso pretenda dar a sua opinião/sugestão sobre as Normas utilize o formulário on-line. Deverá anexar a Declaração de inexistência de incompatibilidades, depois de devidamente preenchida e assinada. 

Graus de Recomendação e Níveis de Evidência adotados pela DGS para a emissão das Normas Clínicas elaboradas pelo Departamento da Qualidade na Saúde, em parceria com a Ordem dos Médicos, sempre que outros não sejam referidos na própria Norma.

Utilize o menu à direita para aceder às Normas.

 
 
 


 
Governo de Portugal
© 2011 Direção-Geral da Saúde | Alameda D. Afonso Henriques, 45 - 1049-005 Lisboa - Portugal | Tel: 21 843 05 00 | Fax: 21 843 05 30 | E-mail: geral@dgs.pt