Histórico de Destaques

Almoço Virtual mostra aos mais pequenos que é possível comer de forma saudável

Almoço Virtual mostra aos mais pequenos que é possível comer de forma saudável

O projeto Almoço Virtual está a ensinar crianças e jovens da Grande Lisboa a fazer opções alimentares mais conscientes. O projeto quer contribuir para a informação e o espírito crítico das crianças e adolescentes portugueses, mostrando-lhes que é possível fazer escolhas alimentares racionais, tendo em conta critérios como custo, valor nutricional, valor calórico ou valor proteico.

O Almoço Virtual surge de uma preocupação partilhada pela Janssen, empresa farmacêutica do grupo Johnson & Johnson, a Direção-Geral da Saúde e a KeyPoint – Consultoria Científica relacionada com a educação para a saúde no âmbito da alimentação.

Esta iniciativa parte da simulação do self-service de uma cantina/bar escolar no qual os mais novos escolhem réplicas de silicone de alimentos comuns. No final, na caixa registadora recebem uma fatura onde consta o valor nutricional da refeição, recomendações e o custo estimado da refeição.

Depois de falar sobre os resultados da sua “fatura nutricional”, as crianças são confrontadas com modelos anatómicos usados para explicar diversas doenças relacionadas com a alimentação e estilos de vida. De forma interativa, explicam-se conceitos como o Índice de Massa Corporal, diabetes, obesidade, colesterol, hipertensão e outros problemas cardiovasculares.

Entre março e o final do ano letivo de 2014/2015 passou por 10 escolas e envolveu mais de 4.400 alunos e cerca de 300 adultos, entre docentes e auxiliares de educação. No ano 2015/2016 pretende chegar a crianças e jovens do 2ºe 3º ciclo do ensino Básico e Ensino Secundário, em escolas da Zona Metropolitana de Lisboa.