Histórico de Destaques

Novo Delegado de Saúde Regional de Lisboa e Vale do Tejo

Novo Delegado de Saúde Regional de Lisboa e Vale do Tejo

O Dr. Mário Durval, assistente graduado sénior da carreira médica de saúde pública, por proposta do Diretor-Geral da Saúde e com parecer favorável do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, foi agora designado pelo Ministro da Saúde como Delegado de Saúde Regional na sequência da cessação da comissão de serviço do anterior titular do cargo.

Médico de Saúde Pública, Mário Durval Póvoa do Rosário, desempenhou as funções, primeiro como Autoridade de Saúde ao nível concelhio (Aljustrel e Barreiro), e, mais tarde, no Arco Ribeirinho. Foi, igualmente, diretor dos Centros de Saúde de Aljustrel e Amora e, anteriormente, diretor de Serviços de Saúde em Beja.

Promoveu múltiplas inovações nos cargos que desempenhou, designadamente iniciou a valência de Saúde Ocupacional em centros de saúde, o modelo de gestão em equipas nucleares em Beja, tal como a criação das Unidades de Saúde Familiares e Comunitárias no Centro de Saúde da Amora.

Desenvolveu o conceito e fundou o movimento “Escola de Afetos/Escola de Sucesso” no âmbito da saúde escolar e fundou as “Cidades dos Afetos”.

Ao longo da sua carreira recebeu o reconhecimento de seus pares e do Ministério da Saúde, nomeadamente traduzidos pela Menção Honrosa no Prémio Ricardo Jorge de Saúde Pública, pelo Prémio da Qualidade nos Serviços Públicos na ARS de Beja, pelo Prémio da Qualidade nos Serviços Públicos no Centro de Saúde da Amora, bem como pela atribuição da Medalha de Serviços Distintos do Ministério da Saúde, grau prata.