Histórico de Destaques

Preparação e Resposta à Doença por Vírus Ébola - Avaliações Externas

Preparação e Resposta à Doença por Vírus Ébola - Avaliações Externas

A convite das Autoridades de Saúde de Portugal, o European Centre for Disease Control and Prevention (ECDC) visitou Lisboa, de 30 de março a 1 de Abril de 2015, para conduzir uma avaliação externa do Plano de Preparação e Resposta para casos importados de Febres Hemorrágicas Virais (FHV).

Os avaliadores concluíram que Portugal implementou, efetivamente, medidas de Preparação e Resposta à Doença por Vírus Ébola  (DVE) que foram testadas e melhoradas durante a investigação dos nove casos prováveis identificados em Portugal, todos com resultado negativo para DVE. Salientaram ainda o reforço evidente da capacidade das  instituições de saúde envolvidas na Preparação e Resposta à DVE, nomeadamente, em termos de equipamentos, procedimentos e recursos humanos preparados. 

Também em abril, um grupo de peritos da Global Health Security Agenda (GHSA) esteve em Portugal para testar a preparação para prevenir, detetar e responder a ameaças biológicas à Saúde Pública. Este relatório atribui a Portugal nota máxima ou elevada em quase todas as categorias analisadas

Para mais informações consulte os documentos referentes às avaliações externas efetuadas pelo European Centre for Disease Prevention and Control (ECDC) e pela Global Health Security Agenda (GHSA) publicado no Portal Ébola da DGS.