Histórico de Destaques

DGS associa-se à campanha da OMS no Dia Internacional da Mulher

DGS associa-se à campanha da OMS no Dia Internacional da Mulher

A Direção-Geral da Saúde (DGS) associou-se à campanha internacional promovida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) no Dia Internacional da Mulher, 8 de março. Com o mote “Investir nas mulheres: Acelerar o progresso”, realça a importância da igualdade de género, da capacitação das mulheres e raparigas, e dos seus direitos a vidas mais saudáveis.

A promoção dos Direitos das Mulheres tem sido abordada de forma transversal no Plano Nacional de Saúde 2030 e em todos os programas, projetos ou atividades da DGS, com especial enfoque no Programa Nacional para a Vigilância da Gravidez de Baixo Risco, Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil e Programa Nacional de Prevenção da Violência no Ciclo de Vida. 

Apesar dos ganhos substantivos nas últimas décadas nestas matérias, as desigualdades ainda existentes sublinham a necessidade de reforço do papel da mulher na sociedade e autonomia nas decisões sobre a sua saúde, nomeadamente, na área da saúde sexual e reprodutiva. Também a violência contra mulheres e meninas, enquanto violação dos seus direitos humanos, é uma questão prioritária de saúde pública, sendo importante a capacitação do setor da saúde para desempenhar o seu papel.

Investir na saúde e no bem-estar das mulheres e raparigas, rumo aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), é essencial, conduzindo a uma sociedade mais robusta e equitativa para todas as pessoas.