SNS
DGS

Bem-vindo ao Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos


DESTAQUES

  • HALT -3 - brevemente

A Campanha de Higiene das Mãos fundiu-se numa campanha mais alargada – “Campanha das Precauções Básicas de Controlo de Infeção (CPBCI)”, agora designada comoEstratégia Multimodal de Promoção das PBCI”.

A aplicação informática de apoio a esta Campanha passou assim a integrar:

  1. Higiene das Mãos – desde 2009
  2. Auditoria de Estruturas e Processos das PBCI – desde 2014
  3. Uso de Luvas nas Unidades de Saúde  - desde Novembro de 2016
Os materiais técnicos e promocionais relativos ás PBCI mais recentes e inerentes á implementação da Campanha Higiene das Mãos, estão todos disponíveis para impressão no microsite do PPCIRA: “Consulte aqui”.

O Coordenador do GCL-PPCIRA deve definir os Coordenadores Locais da Campanha PBCI, podendo estes ser ou não, os anteriores coordenadores nomeados no âmbito da Campanha de Higiene das Mãos. Deve ser preenchido o Compromisso de Adesão à CPBCI e enviado à Direção do PPCIRA, para o e-mail: ppcira@dgs.min-saude.pt.

Vimos assim, solicitar às Unidades de Saúde que adiram à Estratégia Multimodal das Precauções Básicas, quer seja pela primeira vez, quer seja como extensão da Campanha de Higiene das Mãos, pelo que, devem preencher, o Formulário de Adesão (em anexo).

A adesão à CPBCI - doravante designada -Estratégia Multimodal das Precauções Básicas, pressupõe uma renovação de adesão e/ou de compromisso por parte dos Órgãos de Gestão, dos GCL-PPCIRA e da Direção dos Serviços Clínicos, nas Unidades de Saúde a esta Campanha, mais alargada.

Alerta-se para o facto de que a adesão aos três módulos das PBCI desenvolvidos entre 2014 e 2016, não invalida a abordagem aos restantes componentes das Precauções Básicas, pois o seu conjunto, constitui os padrões de boas prática para a segurança e qualidade dos cuidados, não podendo ser abordados isoladamente.

Para se obter uma recolha sistematizada dos dados de identificação dos Coordenadores Locais, a Direção do PPCIRA solicita que todos os Coordenadores Locais, procedam ao seu registo, no formulário online existente no microsite do PPCIRA.

Os novos Coordenadores Locais devem também alterar os seus dados, no aplicativo de apoio à CPBCI.

Para aceder à plataforma da CPBCI, clique aqui.

Desde Novembro de 2016, que a plataforma se encontra aberta permanentemente, sendo possivel a introdução e consulta de dados a qualquer momento.

Documentos de Apoio

Auditoria das PBCI

Higiene das Mãos

Uso de Luvas