Saúde 24

O Saúde 24 visa responder às necessidades manifestadas pelos cidadãos em matéria de saúde, contribuindo para ampliar e melhorar a acessibilidade aos serviços e racionalizar a utilização dos recursos existentes através do encaminhamento dos Utentes para as instituições integradas no Serviço Nacional de Saúde mais adequadas. 

Saúde 24 contribui para a prestação de cuidados de saúde aos Cidadãos, facilitando o respetivo acesso a informação e aos Serviços de Saúde do SNS, mediante um serviço de elevado valor para o Utente.

O atendimento é efectuado por enfermeiros qualificados e devidamente formados para dar o melhor aconselhamento/encaminhamento ou ajudar o Cidadão a resolver a situação por si próprio.

 Disponível 24 horas por dia, compreende os seguintes canais de acesso:

  • Telefone: através de um número único nacional (808 24 24 24), com o custo de chamada local
  • Web (www.saude24.pt)
  • Correio eletrónico: acessível através do website

A plataforma de atendimento multicanal permite prestar os seguintes serviços:

  • Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento (TAE):
    Atendimento de teor clínico, em que um profissional de saúde avalia o nível de risco sobre os sintomas descritos pelo Utente, presta aconselhamento, incluindo o autocuidado e, caso haja necessidade, encaminha o doente para a instituição da rede de prestação de cuidados de saúde mais apropriada à sua condição, naquele momento;
      
  • Assistência em Saúde Pública:
    Atendimento de teor clínico, no qual um profissional de saúde presta esclarecimento de questões e apoio em matéria de saúde pública;
     
  • Informação Geral de Saúde:
    Atendimento de teor não clínico sobre informação geral e recursos de saúde.