Newsletter: 72

Portugal e Cabo Verde reunem-se na DGS no âmbito da Subcomissão de Saúde

Portugal e Cabo Verde reunem-se na DGS no âmbito da Subcomissão de Saúde

Reuniu-se no passado dia 5 de abril, na DGS, a subcomissão de saúde entre Portugal e Cabo Verde, presidida pelos respetivos Diretores Gerais da Saúde, integrando pelo lado de Portugal representantes da ACSS, SPMS, Gabinete da Sra. SES e MNE (Camões – Instituto da Cooperação e da Língua).


Da agenda de trabalhos, destaque para o lançamento de propostas na área da formação, quer a nível dos cuidados de saúde primários, quer a nível de especialidades, aumentando assim a proficiência dos recursos humanos e técnicos em saúde, com impacto também a nível da diminuição das evacuações médicas; a importância de aperfeiçoar os meios de operacionalização da telemedicina e e-saúde, enquanto instrumento fundamental do e-learning e da agilização dos processos de evacuações médicas; a cooperação exemplar no domínio da hemodiálise (Centro da Praia) e a necessidade de se assinar um instrumento jurídico para a operacionalização do novo Centro de Diálise de São Vicente, ainda em fase de construção.


De assinalar, ainda, o reporte relativo ao início da atividade da Junta Medica Conjunta, que permite melhorar a resposta às evacuações dos doentes e o seu retorno a Cabo Verde, constituindo-se como iniciativa pioneira no contexto da transferência de doentes dos PALOP.


No final, ambas as delegações congratularam-se com a boa execução do Plano Operacional 2018-2021, que através das diferentes intervenções já realizadas, tem apoiado a estruturação e consolidação do sistema de saúde de Cabo Verde.