Comunicados e Despachos da Diretora-Geral da Saúde

Comunicado Conjunto - Ponto de Situação Relativo à ocorrência de incêndio na SAPEC

Comunicado Conjunto - Ponto de Situação Relativo à ocorrência de incêndio na SAPEC

No seguimento das recomendações efetuadas ontem pela Proteção Civil Municipal de Setúbal e em face do incêndio já em fase de rescaldo na SAPEC, as autoridades da saúde e do ambiente, concertadas com a proteção civil e com o instituto do mar e da atmosfera, informam a população acerca da existência de potenciais riscos para a saúde humana.

A conjugação de uma maior dificuldade na extinção do incêndio com circunstâncias atmosféricas que conduziram à rotação dos ventos para o quadrante leste, levaram a que uma expectativa inicial de dissipação da nuvem poluente não se concretizasse.

Assim, verificando-se a existência de níveis elevados de dióxido de enxofre no ar ambiente sobre a Península de Setúbal, aconselha-se a população a manter os cuidados ontem recomendados pela Proteção Civil Municipal de Setúbal.

Todos devem adotar medidas de proteção em relação à exposição, que passam por evitar a permanência no exterior ou fazer esforços ao ar livre. As crianças, idosos, doentes com problemas respiratórios crónicos e os doentes do foro cardiovascular são ainda aconselhados a permanecer no interior dos edifícios com as janelas fechadas e a cumprir a medicação habitual.

A Linha Saúde 24 (808 24 24 24) está sempre à disposição dos cidadãos. As autoridades estão a acompanhar a evolução da situação e atualizarão as informações logo que se justifique.

Direção-Geral da Saúde
Instituto Nacional de Emergência Médica
Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território
Autoridade Nacional de Proteção Civil
Agência Portuguesa do Ambiente
Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo
Instituto Português do Mar e da Atmosfera