Plano Estratégico

O Plano Estratégico da DGS resulta do cumprimento de uma orientação do Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, de 13 de janeiro de 2014, para o triénio 2014-2016, no âmbito do Subsistema de Avaliação do Desempenho dos Serviços da Administração Pública - SIADAP1.

A sua importância decorre da necessidade de se estabelecer um quadro de referência estável de médio prazo, que traduza e oriente as atividades da DGS, ampliadas na sequência do processo de reestruturação de competências ocorrido em 2012, no âmbito do Plano de Redução e Melhoria da Administração Central.

O Plano Estratégico assenta numa visão: a DGS propor-se proteger e melhorar a saúde e bem-estar dos cidadãos, garantindo que, através da qualidade, da segurança e da redução de iniquidades em saúde, todos atinjam o seu potencial de saúde.

Esta visão, construída a partir de um amplo processo de reflexão estratégica interna e externa, norteia a ação da DGS tendo por base os valores da equidade e universalidade no acesso à Saúde, o rigor científico e ético nas decisões, o profissionalismo, a flexibilidade e a colaboração e, naturalmente, a transparência e responsabilidade decorrente do serviço público que somos.

As referências feitas à Saúde Pública neste Plano devem ser consideradas como iniciativas baseadas no conhecimento e organizadas para melhorar a saúde de toda a população. O conceito de saúde pública há muito tempo deixou de ficar circunscrito às atividades de prevenção primária e terciária, passando a incluir as etapas do diagnóstico e tratamento de doenças e o controlo de problemas identificados no próprio hospital, sobretudo no âmbito da Segurança do Doente. A Saúde Pública ocupa-se, assim, de todos os cidadãos e organiza-se em todos os níveis do Sistema de Saúde e com o contributo de outras estruturas da comunidade.

Foi neste quadro da Nova Saúde Pública que se desenhou este Plano e se definiram os objetivos estratégicos e as principais iniciativas a desenvolver no triénio 2014-2016. Segue-se o desafio de o concretizar e traduzir em ações operacionais vertidas nos Planos de Atividades anuais correspondentes.

Consulte o Plano Estratégico da Direção-Geral da Saúde.