Aguarde um momento, por favor...

 
 
 
 
 
10 de Dezembro de 2017
 
Apresentação
 


 

Evento ProgramaIniciativas em Saúde Pública | Apresentação de Resultados e Encerramento do Programa

No passado dia 17 denovembro teve lugar, no Auditório do INFARMED, o evento “Programa Iniciativasem Saúde Pública - EEA Grants 2009-2014 | Apresentação de Resultados e Encerramento do Programa”.

Este evento contou com a presença de representantes dos Países Doadores (Noruega, Liechtenstein e Islândia), Solfrid Johansen, do Embaixador da Noruega em Portugal, Anders Erdal, da Direção-Geral da Saúde, Belmira Rodrigues, e da Unidade Nacional de Gestão, Susana Ramos.

Durante a sessão de abertura do evento, a presidente da ACSS, Marta Temido, sublinhou a importância deste Programa para a área da saúde pública, bem como o “valioso contributo” do Programa Iniciativas em Saúde Pública, através dos 27 projetos inseridos nas 4 áreas prioritárias, saúde mental, doenças transmissíveis, nutrição e sistemas de informação em saúde.

Por sua vez, Anders Erdal elogiou o trabalho desenvolvido pelo Programa na área da saúde pública e manifestou vontade em promover a continuidade das relações bilaterais entre Portugal e os países doadores. Ainda que no próximo Mecanismo Financeiro 2014-2021 a Saúde Pública não seja uma das áreas prioritárias, esta continuidade poderá ocorrer através do Fundo para as Relações Bilaterais, que disponibilizará um montante global de 2 Milhões de euros, para o financiamento de projetos desenvolvidos em parceria entre Portugal e os países doadores.

A sessão contou com dois períodos distintos, no período da manhã foram apresentados os resultados dos projetos financiados que terminaram as suas atividades entre 01 de janeiro e 30de abril, enquanto no período da tarde, teve lugar a sessão formal de encerramento do Programa Iniciativas em Saúde Pública, que contou com apresentações de diversos convidados a nível nacional e internacional, designadamente: José Carlos Rocha e Tiago Reis Marques, para a área de saúde mental, Gustavo Cardoso e Tiago Cravo Oliveira, na área de Sistemas de Informação em Saúde, Marisa Miraldo e João João Mendes, que tiveram a cargo a área de Doenças Transmissíveis e, por último, Catarina Durão e Nikolai Pushkarev, com o tema da Nutrição.

Durante esta sessão foi ainda apresentado um vídeo que contou a história do Programa, e onde ficou demonstrada a importância do trabalho em equipa para o sucesso do mesmo. A distribuição do livro com os resultados e as histórias que fizeram este Programa foi outro dos momentos marcantes deste evento.

A Presidente da ACSS encerrou o evento com a certeza de que o sucesso e a sustentabilidade dos projetos faziam jus à qualidade do trabalho desenvolvido, aos resultados apresentados e à relevância dos mesmos para as políticas de saúde, não só em Portugal, mas também a nível internacional, destacando o balanço positivo dos projetos e do Programa.

Voltar