Direção-Geral da Saúde

O FRIO E OS CUIDADOS COM A SUA SAÚDE

Com o Inverno surge o tempo frio, o qual exige cuidados especiais com a saúde.

Para ver o desenvolvimento do tema, clicar aqui

 

 

O CALOR E OS CUIDADOS COM A SUA SAÚDE

Decorrente da sua localização geográfica, a Região de Lisboa e Vale do Tejo é uma Região vulnerável às alterações climáticas e aos fenómenos climáticos extremos.

Se pretende aceder ao conteúdo desta página, clique aqui.

 

PROCESSIONÁRIA DO PINHEIRO – UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA

Começou já o período de infestação dos pinheiros pela lagarta do pinheiro, a qual pode levar ao aparecimento de urticárias agudas de contacto, sobretudo em ambientes escolares.

Se pretende aceder ao conteúdo, clique aqui 

 

 

 

PERFIL AMBIENTAL

A Saúde Ambiental, enquanto especialidade da Saúde Pública, tem por objecto de estudo a Saúde do Ser Humano, nos aspectos em que esta é influenciada por factores de risco de natureza ambiental. Juntamente com factores genéticos, comportamentos individuais, estilos de vida e a qualidade dos cuidados de saúde, o Ambiente é um dos grandes determinantes da Saúde de uma população.

Para que as acções preventivas sejam adequadas, têm de se basear num diagnóstico abrangente e preciso da situação dos determinantes da Saúde. Só dessa forma, se pode informar e proteger convenientemente as populações, em particular as pessoas de risco.

É neste âmbito que surge o Perfil Ambiental da Região de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo. Neste documento abordam-se aspectos tão diversos como a caracterização do território (Geologia, Hidrologia, Clima, Uso dos Solos e sua contaminação, Demografia, Actividades Económicas), o urbanismo, a habitação e os estabelecimentos, as comunicações e os transportes, as águas, os resíduos, a qualidade do ar, as radiações electromagnéticas, o ruído, os eventos meteorológicos extremos resultantes das alterações climáticas, entre outros.