Aguarde um momento, por favor...
Ouvi falar na televisão na “gripe das aves”. O que é a “gripe das aves”?
A gripe das aves é uma doença está a afetar aves em todo o Mundo e que é provocada por uma estirpe altamente agressiva do vírus H5N1.
Como se transmite?
Transmite-se através do contacto directo com aves infetadas (vivas ou mortas) ou suas secreções ou fezes.
Qual é o risco para a saúde humana desta doença?
De momento o risco para a saúde humana é muito baixo, em especial nos locais em que não há aves afetadas. Têm ocorrido, nalgumas partes do Mundo (em especial, na Ásia) e muito esporadicamente, casos de infeção em humanos na sequência de contactos muito próximos com aves infetadas.
Em Portugal não há registo de quaisquer casos em humanos até à presente data.
Há vizinhos meus que dizem não comer carne de aves. Há razão para o fazer?
Não, não há qualquer motivo para ter receio, desde que a carne ou ovos não sejam comidos crus ou mal passados - basta cozinhar os alimentos a temperaturas superiores a 70ºC, conforme é recomendado para a generalidade dos alimentos cozinhados.
Se houve tão poucos casos humanos, porquê tanta preocupação?
Porque de tempos a tempos (3 a 4 vezes por século) acontecem “pandemias” de gripe – que são epidemias que afectam muito mais gente do que as gripes normais. Atendendo a esse facto e ao facto do vírus H5N1 estar a circular nas aves pode ser que ele se venha a adaptar ao homem e venha a provocar a próxima pandemia. Cada novo caso humano aumenta o risco do vírus se adaptar à espécie humana.
E o que é que está a ser feito?
Existem planos de contingência das autoridades de saúde animal e humana para fazer face à situação. Em 2009 foi acionado o plano nacional de contingência na sequência da infeção pelo vírus humano H1N1.
Se encontrar uma ave morta o que é que devo fazer?
Não lhe deve tocar diretamente com as mãos: contacte o veterinário municipal. Caso tenha mexido sem querer na ave ou em utensílios que tenham estado em contacto com ela, lave imediatamente as mãos com água e sabão antes de tocar em qualquer parte do corpo – sobretudo nariz e olhos.