Documentos e Publicações

Dia Mundial da Atividade Física | Relatório Anual da DGS faz balanço da promoção da atividade física

Dia Mundial da Atividade Física | Relatório Anual da DGS faz balanço da promoção da atividade física

O Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física da Direcção-Geral de Saúde assinala o Dia Mundial da Atividade Física, comemorado a 6 de abril, com a publicação do seu relatório anual de atividades. 

O documento resume os dados da atividade física (AF) em Portugal e faz um ponto de situação sobre as principais estratégias para a promoção da AF implementadas no último ano, bem como das ações e estratégias previstas para o próximo ciclo. 

O PNPAF desenvolveu ações em vários eixos, da comunicação à monitorização e boas práticas, que foram particularmente relevantes num ano marcado pela pandemia por COVID-19. A AF tem um papel potencialmente preventivo na infeção por COVID-19 (e.g. via reforço do sistema imunitário, entre outros mecanismos), mas, principalmente, revela ser uma atividade essencial ao equilíbrio físico e psicológico, particularmente fragilizados neste contexto e nos períodos mais agudos de confinamento social. 

No eixo “Comunicação e sensibilização”, foram traduzidas para Português as novas recomendações globais da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a AF e comportamento Sedentário, sob o mote “Cada movimento conta” (Disponibilizadas pela DGS e pela OMS no seu site); e foi feita a avaliação formal da campanha nacional de mass media “SigaOassobio”, que resultou na publicação científica internacional dos seus resultados de impacto nos determinantes centrais ligados à motivação, competência e oportunidades percebidas para a prática. 

No mesmo eixo, procedeu-se à criação e disseminação de orientações para a prática de AF em confinamento social, bem como do repositório de iniciativas nacionais de promoção da AF em confinamento social. 

No eixo “Sistema e serviços de saúde”, destaca-se a capacitação de profissionais de saúde para o uso das ferramentas de avaliação e aconselhamento breve para a AF nos Cuidados de Saúde Primários do SNS, nomeadamente através do lançamento de um curso nacional de formação de formadores, através de e-learning, em parceria com a Ordem dos Psicólogos Portugueses. 

Mesmo em contexto pandémico, o uso destas ferramentas digitais, disponíveis nos sistemas de apoio à consulta, continuou a crescer: em média, 1 em cada 100 utentes inscritos nos Cuidados de Saúde Primários foi avaliado quanto aos seus níveis de AF e comportamento sedentário, sendo que 33,1% dos utentes avaliados atingiu a recomendação de prática de, pelo menos, 150 minutos semanais de AF de intensidade moderada.

Quanto à emissão de guias de aconselhamento, ao longo dos 3 anos de disponibilização desta ferramenta digital, foram emitidos 36 134 guias de aconselhamento breve para a AF. Até fevereiro de 2021, 160 em cada 100 000 habitantes receberam pelo menos um guia.

No eixo “Monitorização e boas práticas”, o PNPAF realizou um inquérito nacional de caracterização dos hábitos de AF e alimentares da população portuguesa em confinamento social, em parceria com o Programa Nacional de Promoção da Alimentação Saudável e a Divisão de Literacia da DGS, tendo-se verificado que 55,2% da população inquirida indicou ter tido acesso às orientações produzidas pela DGS na área da AF em contexto de confinamento, sendo que, desses, 69,3% consideraram-nas úteis ou muito úteis.

Estas e outras atividades do PNPAF podem ser consultadas com resultados detalhados no relatório anexo.