Documentos e Publicações

Estudo apresenta nível de Literacia em Saúde dos portugueses

Estudo apresenta nível de Literacia em Saúde dos portugueses

A Direção-Geral da Saúde realizou uma nova avaliação da Literacia em Saúde da população portuguesa, no âmbito do Plano de Ação para a Literacia em Saúde 2019- 2021, e enquadrado no consórcio europeu Action Network on Measuring Population and Organizational Health Literacy (M-POHL), entre 2019 e 2021. 

Apesar de se tratar de um instrumento novo, estes resultados sugerem um aumento dos níveis de Literacia em Saúde da população, quando comparados com estudos anteriores. 

As conclusões referem que 7 em cada 10 pessoas apresentam elevados níveis (suficiente e excelente) de Literacia em Saúde. 

O aspeto da “compreensão da informação” apresentou os maiores níveis de Literacia em Saúde, excedendo os 75% de nível suficiente e excelente. 

Para além disso, a Literacia em Saúde associada a` vacinação excedeu os 70% de pessoas com nível suficiente e excelente. 

A avaliação faz parte do inquérito HLS19, organizado pelo consórcio M-POHL, que esta´ a decorrer em 15 Estados-Membros da Região Europeia da Organização Mundial de Saúde. O estudo envolveu uma amostra representativa da população portuguesa a partir dos 16 anos. 

Literacia em Saúde é a capacidade de aceder, compreender, avaliar e aplicar informação de saúde.