Documentos e Publicações

Injuries in the European Union - Summary of injury statistics for the years 2008-2010

Injuries in the European Union - Summary of injury statistics for the years 2008-2010

O Relatório sobre “Acidentes na União Europeia” revela que, uma média anual de 40 milhões de pessoas na UE necessitam de tratamento hospitalar e 233000 pessoas morrem como resultado da ocorrência de um acidente. No dia em que se assinala o Dia Europeu do Consumidor, é divulgada a última edição do Relatório "Acidentes na União Europeia".

Nos últimos cinco anos os acidentes relacionados com o tráfego rodoviário e o trabalho estão em constante declínio, mas o mesmo não se verifica em relação aos traumatismos por acidentes domésticos e de lazer. Neste momento, a maioria dos traumatismos (73%) são devido a acidentes domésticos e de lazer, afetando particularmente grupos vulneráveis, indivíduos com menos recursos, crianças e idosos.

Os acidentes relacionados com desporto e traumatismos por quedas entre as pessoas mais velhas estão a aumentar. É evidente que muitas oportunidades de prevenção de acidentes domésticos e de lazer permanecem inexploradas. Existem grandes diferenças entre os países quanto ao número de acidentes fatais e traumatismos acidentais com tratamento hospitalar, por 100.000 habitantes.