Documentos e Publicações

Saúde, Saúde Pública e os Determinantes em Saúde - no fio do tempo

Hipócrates

O presente artigo de divulgação, da autoria de Teodoro Briz, resume e ilustra a importância do pensamento causal sobre os fenómenos de saúde e o modo como ele se tem desenvolvido.

Fá-lo de uma forma muito simples e alicerçada numa pequena seleção de acontecimentos exemplificativos e de figuras especialmente marcantes; a sua sequência no tempo reflete as necessidades e o potencial do pensamento humano para produzir ilações causais que suportem decisões sobre a saúde, tanto individual, como das populações.

Pela enorme relevância da questão da causalidade em Saúde Pública, esta área de estudo e ação é referida aqui com grande destaque, sublinhando-se ainda a perspetiva epidemiológica, disciplina que tem evoluído sobretudo movida pela necessidade de explicar a doença e a saúde na população (Briz, 2009).

Porque o artigo se dirige também a interessados de fora do âmbito da saúde, incluem-se algumas definições de conceitos essenciais e a linguagem evita o hermetismo próprio das disciplinas predominantes.