Documentos e Publicações

Vigilância global, prevenção e controlo das Doenças Respiratórias Crónicas - Uma abordagem integradora

As doenças respiratórias crónicas, tais como a asma e a doença pulmonar obstrutiva crónica, fazem mais de quatro milhões de vítimas por ano e afectam centenas de milhões de pessoas. Estas doenças prejudicam a saúde e o bem-estar dos doentes e têm um impacto negativo na família e na sociedade.

Particularmente vulneráveis são as mulheres e as crianças, sobretudo em países de baixos e médios rendimentos, onde estão expostas diariamente à poluição dentro de casa devido à utilização de combustíveis sólidos para cozinhar e para aquecimento.

Nos países de altos rendimentos, o tabaco é o factor de risco mais importante para as doenças respiratórias crónicas e, em certos países, continua a aumentar o número de fumadores entre as mulheres e os jovens.

A OMS lançou recentemente a Global Alliance against Chronic Respiratory Diseases (Aliança Global contra as Doenças Respiratórias Crónicas – GARD). Encabeçada pela OMS, a GARD reune os conhecimentos de organizações nacionais e internacionais, instituições e agências, com o objectivo de melhorar a qualidade de vida de milhões de pessoas afectadas pelas doenças respiratórias crónicas.

Vigilância Global, prevenção e controlo das doenças respiratórias crónicas: uma abordagem integradora chama a atenção para o grande impacto das doenças respiratórias crónicas em todo o mundo, para além de destacar os factores de risco e as formas de prevenir e tratar estas doenças.

Espero que esta publicação sirva não só como fonte de informação, mas também de inspiração, a todos aqueles que pretendem combater as doenças respiratórias crónicas. Enfrentando esta epidemia global, será possível evitar muito sofrimento e salvar milhões de vidas.

Dra. Catherine Le Galès-Camus
Subdirectora Geral da OMS
Doenças Não Transmissíveis e Saúde Mental