Histórico de Destaques

124 anos da Direção-Geral da Saúde

DGS

Hoje celebramos os 124 anos da Direção-Geral da Saúde (DGS). Uma história que teve o seu início no rescaldo da epidemia de peste do Porto. Nesse momento, o país sentiu a necessidade urgente de estabelecer uma entidade técnica que se dedicasse a responder a emergências de saúde pública. Assim nasceu a DGS, com a missão de proteger da doença e promover a saúde do país.

Ao longo de mais de 100 anos, a DGS tem estado presente, tanto em tempos de crise, como em momentos de tranquilidade. Serviu o país e todos os portugueses, enfrentando adversidades e adaptando-se às mudanças dos tempos. Com cada desafio ultrapassado, viu as suas competências reforçadas, um testemunho da confiança crescente depositada na DGS.

Um dos maiores testemunhos do compromisso da DGS para com a saúde de Portugal foi a sua resposta durante a pandemia de COVID-19. Esta crise, a maior dos últimos 100 anos, exigiu de todos uma resiliência e dedicação sem paralelo. Por isso, queremos homenagear e agradecer a todos os trabalhadores da DGS, bem como às centenas de consultores e peritos que, em colaboração, mostraram o verdadeiro espírito da instituição. É a dedicação diária de todos eles que escreve a nossa história.

Mas, ao olharmos para o passado com gratidão, temos também o olhar voltado para o futuro. A DGS, com sua história centenária, está ciente dos novos desafios que se avizinham: as alterações climáticas, o envelhecimento da população, a sustentabilidade do sistema de saúde, os avanços da Inteligência Artificial e os obstáculos impostos pela desinformação. Estes novos desafios criam a urgência de adaptação e modernização. Novos desafios implicam novas respostas e novos olhares numa casa centenária, mas o objetivo manter-se-á como um pilar inabalável: proteger da doença e promover a saúde de todos os que vivem em Portugal.

Parabéns à Direção-Geral da Saúde pelos seus 124 anos! 


André Peralta-Santos

Subdiretor-Geral da Saúde, em regime de substituição