Histórico de Destaques
Alargamento das consultas de pé diabético debatido em reunião de profissionais de saúde
Portugal está a trabalhar para o alargamento das consultas de pé diabético de nível um a todos os Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES). Este reforço ao nível dos cuidados primários está em fase de planeamento e é uma das propostas ao abrigo do financiamento pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Os desafios na resposta ao pé diabético foram um dos temas em debate na 7.ª Reunião Nacional das Unidades Coordenadoras Funcionais da Diabetes (UCFD). A reunião decorreu hoje, dia 29 de maio de 2023, em formato virtual, e foi promovida pelas Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Diabetes (PND).
Este evento, dirigido aos profissionais de saúde que integram as UCFD e profissionais de saúde com intervenção na área da Diabetes, contou com a participação de mais de 200 profissionais de todas as regiões do país e visou estimular a partilha de atividades desenvolvidas na área da diabetes.
O Subdiretor-Geral da Saúde, Rui Portugal, esteve presente na sessão de abertura, tendo destacado algumas das prioridades para a prevenção e controlo da doença, recordando a importância da articulação dos vários níveis de cuidados.
Já a Diretora do PND, Sónia do Vale, descreveu o trabalho que está a ser desenvolvido e algumas das metas a alcançar, nomeadamente em termos de prevenção. Se "conseguirmos colocar mais de 5000 pessoas em programas de prevenção até 2024 era muito positivo", refere. Acrescentou ainda que é essencial "incentivar as equipas para obter os melhores resultados e garantir que a diabetes está em todas as políticas".
Nesta reunião foram também apresentados os resultados de 2022 do Programa de Rastreio populacional da Retinopatia Diabética em Portugal Continental e o “Plano Nacional de Melhoria e Consolidação do Rastreio da Retinopatia Diabética” elaborado pela Equipa do PND, no qual se pretende dar resposta aos constrangimentos de implementação do referido rastreio e uniformizar procedimentos em todo país.
No painel “Boas Práticas no âmbito da prevenção e intervenção comunitária”, foram partilhadas atividades desenvolvidas pelas UCFD das diferentes regiões de saúde de Portugal Continental. Além dos “Desafios da implementação da consulta de pé diabético de nível 1”; foram temas de sessões a “Educação terapêutica individual e em grupo”; projetos comunitários como o “Diabetes em Movimento” e a “Frente Rotária AntiDiabetes”; e o projeto piloto de intervenção comunitária na Diabetes tipo 2 “Joint Action Care4Diabetes”.
Foi apresentada uma proposta de “Reorganização dos Cuidados na Diabetes tipo 1”, discutido o modelo de elaboração do “Plano de Atividades das UCFD” e apresentados resultados de indicadores de monitorização no âmbito dos CSP.
Na sessão de encerramento, a Diretora do PND realçou a importância desta reunião como forma de serem encontradas soluções conjuntas para a melhoria da qualidade dos cuidados prestados na área da diabetes.