Histórico de Destaques

86% das crianças elegíveis imunizadas contra o VSR

86% das crianças elegíveis imunizadas contra o VSR

Durante a primeira campanha de imunização sazonal contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), foram imunizadas 86% das crianças nascidas entre agosto de 2024 e março de 2025, em Portugal Continental. A elevada cobertura alcançada contribuiu para uma redução substancial dos internamentos por VSR em crianças até aos seis meses de idade. 

Os dados constam do Relatório Anual 2024 do Programa Nacional de Vacinação (PNV), publicado hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS), que revela que Portugal se mantém como referência internacional na imunização e vacinação, com 98% a 99% das crianças vacinadas no primeiro ano de vida com as vacinas do esquema universal do PNV. As coberturas permanecem muito elevadas até aos 6 anos de idade, atingindo ou ultrapassando, no geral, a meta dos 95%.

Entre 2023 e 2024 registou-se um aumento da cobertura vacinal da 1.ª e 2.ª doses da vacina contra o sarampo, a parotidite epidémica (papeira) e a rubéola (VASPR). Relativamente aos 2 anos de idade, o aumento foi de 98% para 99%, e quanto aos 6 anos de idade o acréscimo foi de 95% para 96%.

A cobertura vacinal contra infeções pelo HPV, em jovens do sexo feminino, manteve-se elevada, ultrapassando a meta dos 90%. Já relativamente aos jovens do sexo masculino, mantém-se a tendência verificada nos últimos anos de aumento progressivo das coberturas vacinais nos diferentes grupos etários em análise, aproximando-se das obtidas no sexo feminino, e ultrapassando a meta dos 90% no grupo dos 15 anos de idade.

Pela primeira vez, o Relatório Anual 2024 do PNV tem os resultados da vacinação, discriminados por município. Esta informação permite um conhecimento profundo e preciso do perfil das comunidades, que envolva profissionais de saúde e parceiros relevantes no processo de vacinação, incluindo a sociedade civil.

A DGS publica hoje, também, o Relatório da Campanha de Vacinação Sazonal do outono-inverno 2024-2025, que registou quase 4 milhões de vacinas administradas, em unidades do SNS e farmácias comunitárias. Esta campanha foi reforçada com a introdução da vacina de dose elevada contra a gripe para a população com 85 ou mais anos, que atingiu também coberturas vacinais muito elevadas. 

Logo na primeira semana de dezembro de 2024. 66,27% das pessoas com 65 ou mais anos de idade já tinham sido vacinadas, uma medida primária de resposta sazonal em saúde, que permitiu mitigar a habitual sobrecarga dos serviços de saúde durante o outono-inverno, reforçando a sua resiliência.

As coberturas vacinais máximas ocorreram na população com 85 anos ou mais anos. E as coberturas vacinais mínimas observaram-se na população com idade compreendida entre os 60 e 64 anos, tanto na vacinação contra a COVID-19 como contra a gripe.

Os Relatórios estão disponíveis aqui:

Relatório Anual 2024 do Programa Nacional de Vacinação 

Relatório da Campanha de Vacinação Sazonal do outono-inverno 2024-2025