Histórico de Destaques

A DGS e os três anos de pandemia por COVID-19

A DGS e os três anos de pandemia por COVID-19

No dia em que se assinalam três anos de pandemia por COVID-19, a Direção-Geral da Saúde (DGS) resume a sua atividade ao longo deste período.

A DGS emitiu 21 Normas COVID-19 e 14 sobre vacinação, com mais de 40 atualizações.

A Comissão Técnica de Vacinação contra a COVID-19 emitiu mais de 30 Pareceres. As Orientações Técnicas produzidas foram 70, com diversas atualizações, sempre de acordo com a evolução pandémica.

A DGS preparou 95 materiais de divulgação (incluindo sobre utilização correta de máscaras, procedimentos e cuidados a ter na prevenção e em caso de COVID-19), 12 manuais para o cidadão, profissionais de saúde e instituições, 55 toolkits e 57 vídeos com informações gerais e específicas sobre a pandemia COVID-19 e quase 9000 posts nas redes sociais.

As recomendações gerais produzidas pela DGS foram ainda traduzidas em onze línguas, que representam as principais populações migrantes em Portugal.

Também os relatórios com recomendações foram peças fundamentais no processo de gestão da pandemia por COVID-19, com 81 Relatórios de perceção de risco e comunicação de crise produzidos.

Nunca esquecendo a formação de todos os intervenientes na pandemia, a DGS realizou 28 ações de formação que incluíram, entre outros, webinares para profissionais de saúde sobre o funcionamento das Normas, e formação para cerca de 5 000 microinfluenciadores sociais.

A Linha de Apoio ao Médico contou com a participação de 1.202 médicos formados. Estes profissionais tiveram um papel essencial na deteção dos primeiros casos suspeitos e confirmados desta infeção, o que foi essencial para travar a disseminação da COVID-19 (fase de contenção).

Destaque ainda para a realização de conferências de imprensa diárias durante um período extenso, da publicação de 774 relatórios de situação, dois quais 738 diários.

O retrato da cobertura vacinal contra a COVID-19 revela 28 milhões de doses administradas e uma cobertura de 98% acima dos cinco anos para o esquema vacinal primário. Mais de 80% dos adultos já tomaram a primeira dose de reforço.

O reforço sazonal 2022-2023 conta com cerca de 80% da população acima dos 70 anos vacinada, e cerca de 65% da população entre os 60-69 anos vacinada, à data de 19/02/2023.

Foram registados 5.568.866 casos de COVID-19 e 26.218 mortes até 26/02/2023. Da história da epidemia em Portugal, fazem parte dias com um elevado número de novos casos, mas também de maior pressão das unidades hospitalares. No dia 5 de fevereiro de 2021, por exemplo, estavam internadas 904 pessoas em unidades de Cuidados Intensivos. O dia com maior ocupação em internamento (número total), foi o dia 1 de fevereiro de 2021, com 6.869 camas ocupadas.

 

"Quem comandou a pandemia no início foi mesmo o vírus"

O balanço geral do trabalho desenvolvido pela DGS no que respeita à COVID-19 foi feito pela Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, ouvida em audição na Comissão Parlamentar de Saúde, na Assembleia da República, a requerimento do partido CHEGA, a 1 de março de 2023.

A Diretora-Geral da Saúde lembrou que "quem comandou a pandemia no início foi mesmo o vírus", e que “não teria havido vacinação em Portugal se não tivesse havido Europa".

Sobre a pandemia, a Diretora-Geral da Saúde observou que os primeiros dias foram vividos com "um grande grau de incerteza". Lembrou também que esta "foi a primeira vez que fomos sujeitos a um acontecimento desta dimensão, amplificado por ser em direto. Estávamos a ver a pandemia online e, portanto, a pandemia valia pelo que era e pelas nossas perceções, enquanto cidadãos e profissionais. Foi em tempo real".

Já no fim da audição na Assembleia da República, salientou que “foi graças aos cidadãos e às medidas que os cidadãos adotaram no seu dia a dia que nós chegamos aqui hoje”.