Histórico de Destaques

A relevância da deteção precoce de hepatites na idade pediátrica

A relevância da deteção precoce de hepatites na idade pediátrica

No Dia Mundial das Hepatites (28 de julho), a Direção-Geral da Saúde (DGS) faz referência ao surto de hepatite de etiologia desconhecida em idade pediátrica que foi detetado a nível europeu e internacional em abril de 2022.

Em 2022 foram reportados em Portugal 28 casos prováveis em crianças menores de 16 anos. Ao contrário de casos reportados no Reino Unido, Irlanda, EUA, entre outros países, em Portugal não se verificaram óbitos, nem situações requerendo transplante hepático.  

A Task Force criada pela Autoridade de Saúde Nacional em abril de 2022 tem vindo a acompanhar a evolução e o perfil dos casos prováveis que foram detetados em Portugal, reforçando a articulação entre as áreas pertinentes da clínica, laboratório e saúde pública, com o enfoque na deteção precoce de situações suspeitas, abordando-as antecipadamente na procura de sinais e sintomas de gravidade. Em 2023 ainda não foram confirmados novos casos prováveis.

No Dia Mundial das Hepatites torna-se oportuno relembrar a Orientação nº 005/2022, dirigida para os profissionais de saúde, em especial pediatras, abordando aspetos como a definição de caso, a notificação de casos suspeitos e prováveis no sistema SINAVE, a abordagem terapêutica, assim como as medidas de prevenção e controlo nas unidades de saúde e na Comunidade. 

A Task Force continua a acompanhar a evolução da situação a nível mundial e mantém-se ativa na deteção precoce de eventuais casos suspeitos em Portugal, pelo que a DGS recomenda que, perante a suspeita de situações que cumpram a definição de caso em vigor na Orientação nº 005/2022, deve ser de imediato feita a notificação através do acesso à plataforma do SINAVEmed - https://sinave.min-saude.pt/SINAVE.MIN-SAUDE/login.html -, selecionando a doença “Hepatite de etiologia desconhecida em idade pediátrica”.