Histórico de Destaques

Abril - Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância

Prevenção_maus_tratos

Os Núcleos de Apoio a Crianças e Jovens em Risco dos Centros de Saúde e Hospitais de todo o país assinalaram mais uma campanha do Mês de abril, Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância.

Registando a importância da efeméride -  recorde-se que em 2022 foram assassinadas em Portugal quatro crianças em contexto de violência doméstica - foram várias as atividades de literacia, sensibilização, formação e capacitação desenvolvidas por estas equipas multidisciplinares. As atividades foram realizadas nos diversos serviços de saúde ou descentralizadas na comunidade, em cooperação com as redes de parceiros locais, nomeadamente autarquias, estabelecimentos de ensino e Comissões de Proteção de Crianças e Jovens. 

As iniciativas procuraram sensibilizar para a temática da promoção dos direitos das crianças e prevenção da violência, enquanto problema de saúde pública com impacto em todo o ciclo vital, cumprindo a sua missão enquanto entidades com competência em matéria de infância e juventude na dinamização de ações de prevenção primária e secundária. 

A atuação dos Núcleos de Apoio a Crianças e Jovens em Risco enquadra-se no âmbito da Ação de Saúde para Crianças e Jovens em Risco, integrada no Programa Nacional de Prevenção da Violência no Ciclo de Vida. Desde 2008, já foram acompanhadas no Serviço Nacional de Saúde mais de 100.000 crianças e famílias em situação de risco.

Mais informações:

Rede de Núcleos de Apoio a Crianças e Jovens em Risco

Programa Nacional de Prevenção da Violência no Ciclo de Vida



Veja em baixo algumas das iniciativas desenvolvidas do longo deste mês:


Uma ação para cada dia do mês de abril - Calendário


Laço dos Afetos


Calendário da prevenção dos maus-tratos