Histórico de Destaques

Algarve: Formação para Núcleos de Apoio a Crianças e Jovens em Risco

Algarve: Formação para Núcleos de Apoio a Crianças e Jovens em Risco

A Unidade Hospitalar de Portimão da Unidade Local de Saúde (ULS) Algarve recebeu nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2025 uma ação de formação inicial sobre maus-tratos e violência para os Núcleos de Apoio a Crianças e Jovens em Risco da ULS Algarve. A formação foi dinamizada pela Coordenação do Programa Nacional de Prevenção da Violência no Ciclo de Vida da Direção-Geral da Saúde, representada pela enfermeira Bárbara Menezes e pela jurista do Instituto de Apoio à Criança, Ana Perdigão. 

O fenómeno da violência é um problema de saúde pública e objeto de vigilância, revestindo-se de particular gravidade em grupos populacionais mais vulneráveis e requerendo uma intervenção estruturada dentro dos serviços de saúde. Neste sentido, e com o objetivo de reforçar as competências dos profissionais de saúde para a promoção dos direitos das crianças, prevenção da violência e boas práticas na intervenção, foi realizada esta ação de formação, que representou contributo relevante para a capacitação de profissionais e para o reforço da articulação entre as diversas equipas que compõem esta rede, quer a nível hospitalar, quer a nível dos cuidados de saúde primários. 

Participaram na ação de formação profissionais da área de medicina, enfermagem, psicologia, serviço social, departamento jurídico e assistentes técnicos que integram os núcleos hospitalares (Faro e Portimão) e núcleos dos cuidados de saúde primários (Vila Real de Santo António, Faro, Loulé, Lagoa, Silves, Portimão, Aljezur e Vila do Bispo). A rede de Núcleos de Apoio a Crianças e Jovens em Risco da ULS Algarve é composta por 15 equipas, 2 nas Unidades Hospitalares e 13 nos Cuidados de Saúde Primários.