Histórico de Destaques

Apresentação do Relatório de Vigilância e Monitorização da Tuberculose em Portugal – Dados Definitivos 2021

Apresentação do Relatório de Vigilância e Monitorização da Tuberculose em Portugal – Dados Definitiv

O Relatório de Vigilância e Monitorização da Tuberculose em Portugal – Dados Definitivos 2021, elaborado pelo Programa Nacional para a Tuberculose da Direção-Geral da Saúde (DGS), foi apresentado a 22 de março de 2023 no evento “Nós e a Tuberculose”, no Auditório da Associação Nacional das Farmácias.

O Relatório sinaliza que o número de casos de tuberculose notificados em Portugal diminuiu em 2021, uma redução que tem sido consistente nos últimos anos. Mas o diagnóstico ainda é tardio.

“A tuberculose é uma das doenças infeciosas mais relevantes a nível mundial e apresenta ainda uma incidência importante em Portugal, face a outros países europeus”, destacou a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, durante o evento. Graça Freitas sublinhou que "apesar de haver uma redução progressiva da sua incidência, a doença não pode ser negligenciada, sobretudo pelo seu impacto a nível individual e social".

A Diretora do Programa Nacional para a Tuberculose da DGS, Isabel Carvalho, salientou que "mais de metade dos casos de tuberculose são de pessoas que pertencem a grupos vulneráveis, mas continuam a existir casos em cidadãos sem fatores de risco". Lembrou ainda que “cada vez mais temos pessoas idosas com tuberculose. Esta é uma população que deve ser rastreada e que pode ter de fazer tratamento preventivo”.

O Relatório de Vigilância e Monitorização da Tuberculose em Portugal – Dados Definitivos 2021está disponível aqui.

Veja o vídeo do evento “Nós e a Tuberculose” aqui.