Histórico de Destaques

As estratégias para ajudar a prevenir o AVC

As estratégias para ajudar a prevenir o AVC

A Direção-Geral da Saúde assinalou o Dia Nacional do Doente com Acidente Vascular Cerebral (AVC), que se comemorou esta quarta-feira, dia 31 de março, com a publicação de diversos materiais nas redes sociais, onde destacou, por exemplo, as formas de prevenir o AVC. 

Uma das estratégia a adotar é a promoção da medição regular e controlo da pressão arterial, já que 30% dos AVC podem ser prevenidos baixando a pressão arterial. Recomenda-se, por isso, que não seja adicionado sal aos alimentos. 

Para ajudar a prevenir o AVC, divulgue a necessidade de deixar de fumar, uma vez que parar o uso do tabaco pode reduzir o AVC em 35%. Por outro lado, é importante o controlo da diabetes e do colesterol, bem como a prática de exercício diário. Trinta minutos de exercício diário podem diminuir o risco de AVC em 20%. 

A obesidade também aumenta o risco vascular, pelo que o controlo do peso é de extrema importância. Adicionalmente, verifique periodicamente se as suas pulsações cardíacas são rítmicas. A fibrilhação auricular é uma arritmia que aumenta o risco de AVC, e o risco diminui com a anticoagulação. 

Os depósitos das placas ateroscleróticas nas artérias carótidas são também uma importante causa de AVC. Discuta com o seu médico da necessidade de as detetar.

Como posso ajudar a reduzir a morte e incapacidade devido a AVC?

Saiba detetar o AVC e agir. Aprenda e ensine a família e amigos a detetar os 3 Fs – FACE, FORÇA, FALA.

Se acha que alguém pode estar a sofrer um AVC peça-lhe para fazer o seguinte:

  • FACE: Peça à pessoa para sorrir. Um dos lados da cara está paralisado?
  • FORÇA: Peça à pessoa para levantar os braços. Um dos braços descai?
  • FALA: Peça à pessoa para repetir uma frase simples. As palavras saem “enroladas”? A pessoa consegue facilmente repetir a frase ou tem di¬ficuldade em falar ou compreender?
  • TEMPO: Se a pessoa tem algum destes sintomas o tempo é fundamental. Ligue para o 112 e faça com que ela seja transportada imediatamente à urgência hospitalar.