Histórico de Destaques
Bragança foi a segunda paragem do “PNS em Movimento”
O "Plano Nacional de Saúde (PNS) em Movimento", iniciativa promovida pela Direção-Geral da Saúde (DGS), continua a percorrer o país. Em Bragança, a 22 de outubro de 2024, natalidade, longevidade e envelhecimento saudável estiveram em debate , com mais de 250 entidades convidadas.
A resposta aos desafios demográficos, no âmbito do PNS 2030 e dos Planos Locais de Saúde, esteve também em discussão.
Na sessão de abertura do evento, que decorreu no Teatro Municipal de Bragança, o Subdiretor-Geral da Saúde, André Peralta-Santos, sublinhou que "somos todos responsáveis por promover uma Saúde que não deixe ninguém para trás, proteja o planeta, e que consiga assegurar que podemos contribuir para mais Saúde e mais bem-estar, para a nossa geração e para as gerações futuras".
Este evento reuniu cerca de 250 entidades convidadas, locais e da região Norte, dos diferentes sectores, incluindo a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, os Municípios, Comunidades Intermunicipais, Unidades Locais de Saúde, sectores social, da educação, artes, comunidades de fé, associações de doentes e de utentes, ONGDs, e sector empresarial, para além de órgãos de comunicação local e regional, entre outros. Igualmente presente esteve a Diretora do Departamento de Saúde Pública e Delegada de Saúde Regional Adjunta do Norte, Graça Cruz Alves. O Conselho Nacional de Saúde fez-se representar neste evento pelo Conselheiro Diogo Valadas Ponte, Presidente da Associação AVC.
Iniciativa da DGS, o evento foi organizado localmente pela Unidade Local de Saúde do Nordeste e respetiva Unidade de Saúde Pública, em articulação com a Câmara Municipal de Bragança.
Para além de pretender dar a conhecer o PNS 2030, este projeto pretende mobilizar as Pessoas para as respostas nacionais e, sobretudo, locais, às necessidades de saúde das populações. Para tal está a mobilizar, para além dos profissionais e serviços de saúde, os municípios e demais entidades locais e regionais dos diferentes setores, rumo a um Compromisso Local para a Saúde Sustentável.