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Campanha DGS de 1 de abril - “Mito ou verdade: o que prefere partilhar?”
A Direção-Geral da Saúde (DGS) inicia, no
dia 1 de abril, a campanha digital “Mito ou verdade: o que prefere partilhar?”,
sobre desinformação na área da saúde. Assinalando o “Dia da Mentira”, o
objetivo foi precisamente abordar alguns mitos e informações falsas mais comuns
nas áreas da vacinação, da atividade física, da alimentação saudável, da
prevenção de infeções, da diabetes e da saúde oral.
A campanha foi desenvolvida pela DGS
através da Divisão de Literacia, Saúde e Bem-estar e da Divisão de Comunicação
e Relações Públicas, em parceria com os seus Programas, incluindo os Programas
Prioritários.
Utilizando a dicotomia Mito/Verdade, são
clarificadas informações que frequentemente circulam nas redes sociais e que
são partilhadas de forma massiva.
A pandemia por COVID-19 trouxe uma
oportunidade única às instituições do setor da saúde, em particular as de saúde
pública, porque alargou a audiência que habitualmente visitava sites e redes
sociais nesta área. Só no Facebook, a DGS passou de 100 mil para 830 mil
seguidores. No entanto, e apesar das parcerias desenvolvidas neste período com
o Facebook, a Google ou o Polígrafo, a desinformação e a partilha de fakenews
proliferaram ao longo dos últimos três anos.
No presente, a informação falsa é uma
preocupação crescente também na área das doenças transmissíveis, devido a um
acesso universalizado e fácil à informação, mas que nem sempre é verdadeira,
podendo comprometer um estilo de vida saudável, um diagnóstico correto ou o
tratamento adequado.
Quando se procura informação, nomeadamente
em questões relacionadas com a saúde, é fundamental questionar as fontes, as
autorias e os dados a que se acede para travar o ciclo de partilha de factos
distorcidos e de mitos.
Assim, por exemplo, para analisar a
veracidade de uma notícia ou outro tipo de conteúdo, deve refletir-se sobre as
seguintes questões:
- Quem? – Verifique qual é o órgão de comunicação social,
o autor da notícia ou da informação e as fontes utilizadas;
- O quê? – Verifique o conteúdo e as próprias imagens,
nomeadamente os factos, os números, se é uma opinião, uma publicidade ou
uma notícia;
- Quando? – Verifique as datas. É muito comum a partilha
de informação desatualizada.
Pode ainda denunciar as informações falsas
nas redes sociais:
- Clique no ícone acima da publicação que pretende marcar
como falsa;
- Clique em denunciar;
- Clique em informações falsas;
- Selecione o motivo por que está a denunciar a
publicação.
Garanta que só partilha informação
verdadeira!
Consulte aqui mais informação e algumas ferramentas para identificar notícias falsas, mitos e desinformação.
- Curso
NAU – Cidadão Ciberinformado
- Toolkit da OMS sobre desinformação em
doenças não transmissíveis
- Projeto Combate às Fakenews da Agência Lusa
- Centro Internet Segura -
Fakenews
- Documento Síntese do Parlamento Europeu
As imagens da campanha digital encontram-se
disponíveis aqui para download:
- Mitos e Verdades sobre Infeções e Resistênciaa Antibióticos
- Mitos e Verdades sobre Diabetes
- Mitos e Verdades sobre Saúde Oral
- Mitos e Verdades sobre Vacinação
- Mitos e Verdades sobre Atividade Física
- Mitos e Verdades sobre Alimentação Saudável