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Campanha DGS de 1 de abril - “Mito ou verdade: o que prefere partilhar?”

Campanha DGS de 1 de abril - “Mito ou verdade: o que prefere partilhar?”

A Direção-Geral da Saúde (DGS) inicia, no dia 1 de abril, a campanha digital “Mito ou verdade: o que prefere partilhar?”, sobre desinformação na área da saúde. Assinalando o “Dia da Mentira”, o objetivo foi precisamente abordar alguns mitos e informações falsas mais comuns nas áreas da vacinação, da atividade física, da alimentação saudável, da prevenção de infeções, da diabetes e da saúde oral.

A campanha foi desenvolvida pela DGS através da Divisão de Literacia, Saúde e Bem-estar e da Divisão de Comunicação e Relações Públicas, em parceria com os seus Programas, incluindo os Programas Prioritários.

Utilizando a dicotomia Mito/Verdade, são clarificadas informações que frequentemente circulam nas redes sociais e que são partilhadas de forma massiva.

A pandemia por COVID-19 trouxe uma oportunidade única às instituições do setor da saúde, em particular as de saúde pública, porque alargou a audiência que habitualmente visitava sites e redes sociais nesta área. Só no Facebook, a DGS passou de 100 mil para 830 mil seguidores. No entanto, e apesar das parcerias desenvolvidas neste período com o Facebook, a Google ou o Polígrafo, a desinformação e a partilha de fakenews proliferaram ao longo dos últimos três anos.

No presente, a informação falsa é uma preocupação crescente também na área das doenças transmissíveis, devido a um acesso universalizado e fácil à informação, mas que nem sempre é verdadeira, podendo comprometer um estilo de vida saudável, um diagnóstico correto ou o tratamento adequado.

Quando se procura informação, nomeadamente em questões relacionadas com a saúde, é fundamental questionar as fontes, as autorias e os dados a que se acede para travar o ciclo de partilha de factos distorcidos e de mitos.

Assim, por exemplo, para analisar a veracidade de uma notícia ou outro tipo de conteúdo, deve refletir-se sobre as seguintes questões:

 

  • Quem? – Verifique qual é o órgão de comunicação social, o autor da notícia ou da informação e as fontes utilizadas;
  • O quê? – Verifique o conteúdo e as próprias imagens, nomeadamente os factos, os números, se é uma opinião, uma publicidade ou uma notícia;
  • Quando? – Verifique as datas. É muito comum a partilha de informação desatualizada. 

 

Pode ainda denunciar as informações falsas nas redes sociais:

  1. Clique no ícone acima da publicação que pretende marcar como falsa;
  2. Clique em denunciar;
  3. Clique em informações falsas;
  4. Selecione o motivo por que está a denunciar a publicação.

Garanta que só partilha informação verdadeira!

Consulte aqui mais informação e algumas ferramentas para identificar notícias falsas, mitos e desinformação.