Histórico de Destaques

Candidaturas Abertas para o Programa EPIET e EUPHEM do ECDC - Coorte de 2025

Candidaturas Abertas para o Programa EPIET e EUPHEM do ECDC - Coorte de 2025

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informa que as candidaturas para o Programa Europeu de Formação em Epidemiologia de Intervenção (EPIET), parte do ECDC Fellowship Programme, estão oficialmente abertas para a coorte de 2025. Este programa, coordenado pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), oferece uma formação especializada destinada a fortalecer a capacidade de resposta a emergências de saúde pública em toda a Europa, através da formação em epidemiologia de intervenção e microbiologia aplicada à saúde pública.

Informação relevante:

Candidaturas abertas até 22 de outubro de 2024

Duração do programa: 2 anos, com início em setembro 2025

Modalidades do programa: os candidatos selecionados podem integrar a vertente EPIET (Epidemiologia de Intervenção) ou a vertente EUPHEM (Microbiologia em Saúde Pública).

Local de formação: Estados Membros da UE/EEE, fora do país de cidadania do candidato. Como training sites, a DGS e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) são entidades que acolhem habitualmente formandos de outras nacionalidades no âmbito do EPIET e EUPHEM, respetivamente. Ainda se desconhece que países irão receber vagas para esta coorte.

Nacionalidade: Os candidatos devem ser nacionais de um Estado-Membro da União Europeia (UE) ou Espaço Económico Europeu (EEE).

Requisitos: Formação académica em saúde pública, medicina, ciências biomédicas ou áreas relacionadas. Fluência em inglês é essencial.

As candidaturas devem ser submetidas exclusivamente através do site oficial do ECDC.

Para informações adicionais sobre o programa de formação, os candidatos podem contactar diretamente o Fellowship Faculty Office através do email ecdc.epietfellow@ecdc.europa.eu.

Desde já, a DGS deseja boa sorte a quem aproveitar esta oportunidade de se candidatar a um dos mais prestigiados programas de formação em saúde pública da Europa, com a possibilidade de formação prática em diversos contextos internacionais.