Histórico de Destaques

Compromisso com a Qualidade: 1000 Candidaturas Submetidas ao Modelo de Certificação ACSA

Compromisso com a Qualidade: 1000 Candidaturas Submetidas ao Modelo de Certificação ACSA

A Direção-Geral da Saúde (DGS), através do seu Departamento da Qualidade na Saúde (DQS), assinala um marco significativo no compromisso nacional com a qualidade e segurança em saúde: Portugal alcançou as 1000 candidaturas submetidas ao Modelo de Certificação ACSA Internacional, das quais 925 foram aceites.

Este momento foi assinalado, simbolicamente, a 29 de outubro de 2025, com a renovação da certificação do Centro de Referência de Coagulopatias Congénitas da ULS de São João, um exemplo de excelência no sistema de saúde nacional.

O Modelo de Certificação do Ministério da Saúde /ACSA Internacional, desenvolvido e acompanhado pela DGS, visa reconhecer a qualidade e segurança nas organizações que integram o Sistema de Saúde Português, promovendo o empenho voluntário na melhoria contínua da qualidade e na consolidação de boas práticas.

A certificação ACSA representa um reconhecimento internacional da qualidade organizacional e da prática clínica, avaliando as instituições de saúde em seis áreas fundamentais: liderança, processos assistenciais, direitos do utente, qualidade técnico-científica, segurança do doente e suporte.

A adesão crescente das instituições portuguesas a este modelo evidencia que, no sistema de saúde nacional, a qualidade se tornou um requisito fundamental e não apenas um fator diferenciador.

Com 1000 candidaturas submetidas e um número cada vez maior de unidades certificadas, Portugal afirma-se na vanguarda da qualidade em saúde, refletindo o trabalho contínuo do Ministério da Saúde e da Direção-Geral da Saúde na promoção deste compromisso partilhado que contribui para reforçar a confiança dos cidadãos, elevar os padrões de excelência e consolidar uma cultura de inovação e humanização em todo o sistema de saúde.