Histórico de Destaques

Contacto entre pessoas de diferentes núcleos aumenta risco de contágio

Contacto entre pessoas de diferentes núcleos aumenta risco de contágio

A Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, alertou esta segunda-feira para os riscos associados ao contacto físico entre pessoas de diferentes núcleos, como aconteceu recentemente num concerto em Fafe, que acabou por ser cancelado a meio porque não estava a ser respeitado o distanciamento físico. 

Em declarações aos jornalistas na conferência de imprensa de atualização dos dados da pandemia da COVID-19, a especialista disse que “todas as situações que constituem um risco para a saúde pública pela não observação de regras têm, da parte da Direção-Geral da Saúde, uma reação de forte preocupação”. 

“O contacto físico é, de facto, o maior de todos os riscos e o contacto físico entre múltiplas pessoas de múltiplos núcleos familiares e de diferentes origens aumenta muito o risco [de contágio]”, sublinhou Graça Freitas. 

Relativamente ao evento que decorreu em Fafe, a Diretora-Geral da Saúde demonstrou a sua preocupação “por ter sido possível tantas pessoas de origens e famílias diferentes se terem juntado de forma muito próxima, num contacto face a face que permite o contágio”. 

A responsável pela Direção-Geral da Saúde apelou aos que estiveram presentes para contactarem a linha SNS 24 se tiverem algum sintoma de COVID-19. “A intervenção precoce pode limitar o eventual aparecimento de um surto”, destacou. 

Neste momento, o país soma 148 surtos ativos: 55 no Norte, 2 no Centro, 66 em Lisboa e Vale do Tejo, 12 no Alentejo e 13 no Algarve.