Histórico de Destaques

DGS assinala 57 anos do Programa Nacional de Vacinação

DGS assinala 57 anos do Programa Nacional de Vacinação

DGS assinala 57 anos do Programa Nacional de Vacinação

 

"Nenhum dos princípios do Programa Nacional de Vacinação (PNV) caducou. Estamos todos de parabéns por todas as vidas anónimas que salvámos. Pessoas que nem sabem que foram salvas pelo PNV", afirmou Graça Freitas, Diretora-Geral da Saúde, durante a sessão comemorativa dos 57 anos do PNV, que se realizou no dia 7 de outubro.



Esta mensagem foi reforçada pela Secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, que saudou todos os profissionais e entidades envolvidos na vacinação dos portugueses há mais de cinco décadas e, de modo especial, a equipa da DGS e os peritos que colaboram com a autoridade nacional de saúde. Apelou ainda ao reforço vacinal dos grupos elegíveis para a gripe e COVID-19, em antecipação do aumento das infeções respiratórias ao longo do outono e inverno.

Durante a manhã houve oportunidade debater a vacinação, em termos de desafios presentes e oportunidades futuras, com os principais parceiros, dentro e fora do setor da Saúde. Teresa Fernandes, a coordenadora do Programa Nacional de Vacinação, destacou o sucesso do programa, mesmo durante o período mais crítico da pandemia. No entanto, relembrou que “com as emergências e reemergências de algumas doenças, existe uma necessidade de manter nível de alerta. A pandemia por COVID-19 veio lembrar o mundo que a vacinação é muito importante. A vacinação teve um papel de libertação da sociedade”. Em termos de perspetivas futuras, salientou a necessidade de continuar o caminho de excelência, sem esquecer que é preciso continuar-se ativo para a deteção precoce de ameaças e de resposta a elas com muita rapidez, sendo muito importante a ciência e a monitorização dos dados que existem.

Ana Leça e Marta Valente Pinto, da Comissão Técnica de Vacinação, abordaram os primeiros marcos da vacinação e os seus sucessos, bem como o papel da ciência na construção das recomendações em vacinação.

A mesa de debate contou com a moderação da jornalista Vera Novais, do jornal “Observador”, tendo participado como oradores, além de Teresa Fernandes, Sandra Cavaca (Vogal do Conselho Diretivo da SPMS), Carlos Lima Alves (Vice-presidente do INFARMED) e Jorge Machado (Coordenador do Departamento de Doenças Infeciosas do INSA), que exploraram de que forma as instituições se articularam para garantir o sucesso da vacinação em Portugal, bem como os aspetos a melhorar e as perspetivas futuras.


Vítor Virgínia, vogal da direção da APIFARMA – Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica, destacou o papel de parceria da indústria e relembrou que os programas de vacinação são um dos investimentos mais custo-efetivos na área da saúde pública.

Por último, formam apresentados os projetos de parceria desenvolvidos através da sociedade científica e da sociedade civil, através da Associação de Investigação de Cuidados de Suporte em Oncologia, da Escola Superior de Comunicação Social e dos Correios de Portugal.

A sessão pode ser visualizada neste link:

https://www.youtube.com/watch?v=La5n8m62Emo

#DGS #PNV