Histórico de Destaques

DGS assinala Dia Internacional da Mulher com sensibilização para a igualdade

DGS assinala Dia Internacional da Mulher com sensibilização para a igualdade

Neste dia 08 de março, a Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional de Prevenção da Violência no Ciclo de Vida, sensibiliza para as questões de igualdade e de género, alinhada com a campanha da Organização das Nações Unidas, para defender e reconhecer os direitos das mulheres e meninas num mundo com mais igualdade.

O tema deste ano para o Dia Internacional da Mulher celebra os grandes esforços das mulheres e meninas em todo o mundo para construir um futuro com mais igualdade e recuperado da pandemia da COVID-19. A comemoração deste dia também está associada com o tema prioritário da 65ª sessão da Comissão sobre o Status das Mulheres "Mulheres na vida pública, participação igual na tomada de decisão", e a bandeira da campanha "Generation Equality", que clama pelo direito das mulheres na tomada de decisão em todas as áreas de vida, pagamento igual, divisão igualitária de cuidados não-remunerados e trabalho doméstico, fim de todas as formas de violência contra mulheres e meninas e serviços de saúde que respondam às suas necessidades.

Em todo o mundo, as mulheres estão na linha da frente na crise de COVID-19, como profissionais de saúde, cuidadoras, inovadoras, líderes comunitárias e enquanto líderes nacionais exemplares e eficazes no combate à pandemia. A crise veio destacar o papel central das suas contribuições e o carga desproporcional que as mulheres suportam.

Para mais informações:

https://www.unwomen.org/en/news/in-focus/international-womens-day 

https://www.unwomen.org/en