Histórico de Destaques
DGS associa-se a organismo europeu para combater o AVC

A Direção-Geral da Saúde (DGS) assinou um compromisso com a European Stroke Organization/Stroke Action Plan for Europe, no sentido de ajudar a combater o acidente vascular cerebral (AVC).
O AVC tem um forte impacto na saúde e na qualidade de vida de um grande número de cidadãos portugueses, bem como de todos os cidadãos europeus. Só em 2017, estima-se que mais de um milhão de pessoas na União Europeia tenham sofrido um AVC, 460 tenham morrido em consequência de um AVC e quase 10 milhões de pessoas vivam com sequelas graves do AVC (como incapacidade física e demência). Estima-se que o número de sobreviventes de AVC aumente 26% na próxima geração.
Em Portugal, foram internados, em 2017, cerca de 25 mil doentes e faleceram cerca de 6.000 pessoas por AVC.
Para coordenar esforços no sentido de reduzir o peso do AVC em toda a Europa, em 2018, a European Stroke Organization e Stroke Alliance for Europe, representando especialistas em AVC e doentes de toda a Europa, lançou o Plano de Ação do AVC Europa - SAP-E.
A implementação do SAP-E também ajudará a reduzir outras doenças não transmissíveis. Por exemplo, a implementação de estratégias de prevenção adequadas para o AVC também reduzirá a incidência de demência, doenças cardíacas, diabetes e obesidade, o que terá um impacto significativo no bem-estar, esperança de vida e custos de saúde.
Saiba mais em https://www.safestroke.eu/wp-content/uploads/2019/05/sap-portugal-s.pdf.
