Histórico de Destaques

DGS comemora Dia Europeu dos Direitos dos Doentes

DGS comemora Dia Europeu dos Direitos dos Doentes

No âmbito do Dia Europeu dos Direitos dos Doentes, que se assinala a 18 de abril, a Direção-Geral da Saúde (DGS) destaca a importância de garantir cuidados de saúde seguros, de qualidade e centrados na pessoa.

Para reduzir os danos evitáveis na prestação de cuidados, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou a Carta dos Direitos de Segurança do Doente, no contexto do Plano de Ação Mundial para a Segurança do Doente 2021-2030.

Sob o lema "Envolver os Doentes para a Segurança do Doente", esta Carta sublinha a responsabilidade partilhada entre utentes, doentes, das suas famílias, cuidadores, profissionais e instituições de saúde na promoção de práticas seguras. Os direitos fundamentais que nela constam estão alinhados com a Lei de Bases da Saúde, reforçando o papel ativo de todos estes intervenientes na construção de um sistema de saúde mais seguro, digno e acessível. A Carta dos Direitos de Segurança do Doente identifica 10 direitos essenciais, que visam prevenir riscos, mitigar danos e fortalecer a confiança nos serviços de saúde.

Em Portugal, a DGS, no âmbito do Plano Nacional para a Segurança dos Doentes 2021-2026, junta-se às comemorações do Dia Europeu dos Diretos dos Doentes, promovendo o envolvimento de todos os intervenientes – desde utentes, doentes, familiares, cuidadores, profissionais de saúde – em práticas que assegurem práticas seguras e decisões informadas, baseadas na melhor evidência. 

Leia aqui a Carta dos Direitos de Segurança do Doente: