Histórico de Destaques
DGS e FPF assinam protocolo no âmbito do Projeto "A Hora dos SuperQuinas"
A Direção-Geral de Saúde e a Federação Portuguesa de Futebol assinaram um novo protocolo de colaboração, no dia 27 de setembro, dedicado ao projeto "A Hora dos SuperQuinas" que visa aumentar os níveis de atividade física em crianças.
Na cerimónia de assinatura, Rita Sá Machado, Diretora-Geral da Saúde, considerou tratar-se de "uma parceria muito saudável entre a DGS e a FPF em que nos congratulamos não só porque estamos a promover a atividade física nas camadas mais jovens, mas também porque podemos alargar o âmbito da nossa intervenção através dos parceiros que fazem parte do projeto".
Rita Sá Machado observou ainda que "temos de cuidar dos mais pequenos para termos a certeza que eles chegam mais longe e com qualidade de vida".
Fernando Gomes, Presidente da FPF, recordou que "o programa foi iniciado numa fase experimental em janeiro de 2023 e entrou em pleno na última época desportiva, durante a qual já atingimos patamares extraordinários. Estivemos em 600 escolas, chegámos a 90 por cento dos concelhos e formámos mais de 1.200 professores".
O protocolo celebrado entre a FPF e a DGS tem por objeto enquadrar a colaboração técnica entre as duas instituições para a implementação nacional do "A Hora dos SuperQuinas", projeto destinado ao aumento dos níveis de atividade física e de felicidade das crianças. Uma colaboração já iniciada no ano letivo anterior e que continuará no futuro.
No âmbito desta colaboração, a DGS participa no Conselho Multidisciplinar e disponibiliza jogos "Exploradores da Saúde" para as escolas que integram o Projeto.
Face à colaboração iniciada no ano letivo anterior, para o ano 2024/25, pretende-se que o Projeto alcance os 308 Municípios, 1.200 escolas, 70.000 crianças e 2.000 professores.