Histórico de Destaques

DGS e FPF implementam projeto para aumentar níveis de atividade física nas crianças

DGS e FPF implementam projeto para aumentar níveis de atividade física nas crianças

A Direção-Geral de Saúde (DGS) e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) assinaram um protocolo para a implementação do projeto “A Hora dos SuperQuinas”, que pretende aumentar os níveis de atividade física em crianças de mais de 360 escolas portuguesas.

Assinado na Cidade do Futebol (Oeiras) a 24 de outubro de 2023, este protocolo une a DGS e a FPF num projeto que quer levar aos mais novos sessões lúdicas de atividade física-desportiva, onde a bola é o elemento fundamental. 

O protocolo agora estabelecido visa a colaboração da DGS no Conselho Multidisciplinar do “SuperQuinas”, assim como a disponibilização de 550 jogos “Exploradores da Saúde” para as escolas participantes.

O projeto “A Hora dos SuperQuinas” teve inicio a 2 de outubro de 2023, e inclui atividades de enriquecimento curricular (AEC), sendo garantida formação a professores e ‘kits’ com material desportivo, com bolas, bolas de ténis, arcos, cordas, coletes e cones, além de um manual digital com as atividades propostas.

O Subdiretor-Geral de Saúde, André Peralta-Santos, destacou a importância do projeto, referindo que "a DGS tem apoiado este projeto desde o início, naquilo que é a construção dos materiais, na transferência da evidência científica para a elaboração dos currículos. Portanto, este apoio da FPF é fundamental para que possamos maximizar as oportunidades de um desenvolvimento saudável para as nossas crianças".

Na mesma sessão, o presidente da FPF, Fernando Gomes, sublinhou que "não podíamos fazer isto sem o envolvimento de diversas entidades, nomeadamente o Ministério da Educação e, neste caso concreto, o Ministério da Saúde que celebrou connosco este protocolo na interação e no desenvolvimento de todos os programas tendentes a dotar as crianças de atividade desportiva, que são aspetos fundamentais na promoção da sua saúde". 

Também presente na sessão, a antiga Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, destacou que "o que nos motiva são os objetivos de saúde e os parceiros com que fazemos essa jornada. Acolhemos o projeto com alegria e desejo que continue, que cresça e que se expanda para mais autarquias e escolas".

Fotografia: FPF