Histórico de Destaques

DGS integra equipa da Saúde que acompanha o festival da Eurovisão

DGS integra equipa da Saúde que acompanha o festival da Eurovisão

A Direção-Geral da Saúde integra a taskforce criada pelo Ministério da Saúde para acompanhar a organização do Festival da Eurovisão que decorre em Lisboa, até 12 de maio. O grupo de trabalho do Ministério da Saúde está em estreita coordenação com as entidades nacionais responsáveis pela organização do Festival da Eurovisão, nomeadamente a Rádio e Televisão de Portugal, a União Europeia de Radiodifusão, a Autoridade Nacional de Proteção Civil e a Polícia de Segurança Pública, e desenvolve uma intervenção articulada nas áreas de emergência médica pré-hospitalar, saúde pública e dos serviços de urgência da rede hospitalar, com o objetivo de prover os apoios necessários durante o evento, em situação de normalidade ou de exceção.

No contexto desta atuação, foram efetuadas cerca de 40 vistorias de saúde pública a unidades hoteleiras/estabelecimentos de restauração mais próximas dos locais do Festival – Eurovillage (Praça do Comércio) e Altice Arena (Parque das Nações).

Foi disponibilizado, por parte da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo no Eurovillage, um posto fixo com uma equipa técnica de diversos profissionais de saúde, médicos de saúde pública, psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros, no sentido de desenvolver uma intervenção de redução de riscos e minimização de danos.

Entre outras ações, este posto distribuirá preservativos e divulgará informação aos espetadores sobre os riscos associados ao consumo abusivo do álcool e o uso de outras substâncias psicoativas ilícitas.

A taskforce do Ministério da Saúde preparou e disponibilizou à organização, membros das 43 delegações e fãs, um conjunto de mensagens de saúde acessível na app do Festival, com destaque para a localização e contactos das unidades de cuidados de saúde primários próximas dos eventos, em funcionamento durante a semana e ao fim de semana. Foram também disponibilizadas recomendações sobre cuidados no âmbito da prevenção da saúde.

A taskforce do Ministério da Saúde é coordenada por António Marques, do Centro Hospitalar do Porto. Além da ARSLVT, este grupo de trabalho integra elementos do INEM – Instituto Nacional de Emergência Médica, Direção-Geral da Saúde, Administração Central do Sistema de Saúde, Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, Instituto Português do Sangue e da Transplantação.