Histórico de Destaques
DGS marca presença na 78.ª Assembleia Mundial da Saúde

A Direção-Geral da Saúde (DGS) marcou presença na 78.ª Assembleia Mundial da Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS), que decorreu em Genebra, entre os dias 19 e 27 de maio de 2025.
Sob o mote “Um Mundo para a Saúde”, os 194 membros da OMS aprovaram, no primeiro dia, um tratado pandémico em que assumem o compromisso de reforçar o trabalho conjunto na prevenção, preparação e resposta mais rápida e equitativa em futuras pandemias.
A Diretora-Geral da Saúde, Rita Sá Machado, que integrou a comitiva portuguesa chefiada pela Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, destacou que "a aprovação deste acordo vem fortalecer o trabalho diário de todos os países na preparação e resposta a emergências de saúde e a pandemias. É um trabalho conjunto que ainda não está finalizado, mas que denota uma visão comum e solidária".
A comitiva portuguesa participou, à margem da Assembleia Mundial da Saúde, num conjunto de reuniões bilaterais com os ministros da Saúde, e respetivas delegações, da Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP), com o ministro da Saúde de Marrocos, Amine Tharauoi, com o ministro da Saúde da Noruega, Jan Christian Vestre, e com o Diretor regional da OMS para a Europa, Hans Kluge.
No encontro com as delegações da CPLP, que se realizou na residência oficial do Representante Permanente de Portugal junto das Nações Unidas e em outras Organizações Internacionais em Genebra, a comitiva portuguesa destacou as boas relações existentes como fator essencial para potenciar a cooperação e a implementação de estratégias e medidas comuns em prol da melhoria da Saúde de todos.
A preparação dos programas comuns na área da Saúde Pública para a realização do Mundial de Futebol de 2030, que vai ser organizado por Portugal, Espanha e Marrocos em 2030, foi o tema principal da reunião informal com o ministro da Saúde.
Outra das reuniões foi com o ministro da Saúde da Noruega, Jan Christian Vestre. No decorrer deste encontro, a Diretora-Geral da Saúde, Rita Sá Machado, e a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, aproveitaram o momento para agradecer a colaboração da Noruega na implementação nas escolas portuguesas do projeto de sensibilização para os riscos das resistências aos antibióticos, e-bug. Por seu lado, a delegação norueguesa elogiou o trabalho realizado, ao longo dos últimos anos, pelas entidades portuguesas no combate contra a obesidade, com a adoção de um conjunto de boas práticas inovadoras, designadamente a introdução de legislação que impõe restrições à publicidade alimentar dirigida a menores de 16 anos.
A importância do reforço do trabalho em articulação entre os dois países na preparação de respostas a emergências em saúde pública e a reorganização do SNS atualmente em curso, foram outros dos temas abordados no decorrer da reunião com o governante norueguês, durante a qual, ambas as delegações renovaram o compromisso de continuarem a trabalhar em conjunto para a melhoria da eficiência dos sistemas de saúde nacionais.
Na última reunião bilateral com o Diretor regional da OMS para a Europa, Hans Kluge, a comitiva portuguesa reafirmou o compromisso de Portugal, enquanto membro do Comité Regional da OMS para a Europa, de participar na redefinição das prioridades organizacionais da OMS Europa com vista a torná-la cada vez mais ágil e mais centrada nas necessidades dos cidadãos.

