Histórico de Destaques

DGS no "Health Transformation Summit 2025" para reforçar o compromisso com a saúde pública digital e inteligência artificial

DGS participa no Health Transformation Summit 2025 reforçando o compromisso com a saúde pública d

A Direção-Geral da Saúde (DGS) participou no Health Transformation Summit 2025, organizado pela HLTH, nos dias 16 e 17 de junho, em Amesterdão, uma iniciativa que reuniu decisores, inovadores e instituições europeias em torno do futuro da saúde digital.

A Diretora-Geral da Saúde, Rita Sá Machado, foi oradora na mesa-redonda “The future of EHDS: Can Europe overcome the barriers to seamless health data sharing?”, destacando a importância de uma abordagem centrada simultaneamente nas necessidades individuais e populacionais, especialmente no contexto da construção do Espaço Europeu de Dados em Saúde (EHDS). Durante a sua intervenção, sublinhou os desafios nacionais relacionados com a proteção da saúde dos cidadãos, a interoperabilidade entre diferentes bases de dados, entre outros. Foi, ainda, partilhada a criação de um grupo técnico interinstitucional em Portugal, com pontos focais das várias entidades do Ministério da Saúde, para garantir uma governação integrada e efetiva dos dados em saúde.

A presença da DGS neste fórum internacional evidencia o seu compromisso com uma saúde pública mais digital, mais informada, mais preparada para responder a desafios emergentes e mais articulada em rede, afirmando o papel de Portugal na construção de soluções inovadoras e sustentáveis para a saúde na Europa. Esta participação está plenamente alinhada com a estratégia institucional da DGS de garantir mais e melhor saúde para todos, com base na evidência, na inovação e na cooperação.

A DGS esteve, também, presente na sessão dedicada à aplicação da inteligência artificial na prestação de cuidados e à sua integração em sistemas de saúde complexos. 

Durante a sessão, a DGS trouxe para o debate contributos relevantes, como a necessidade de módulos de financiamento adequados, a avaliação de resultados em saúde, a importância de quadros legislativos sólidos, e a aposta na qualidade dos dados como base para soluções seguras para a população. Foram igualmente discutidas a avaliação de tecnologias em saúde aplicadas à IA e a promoção da literacia em saúde e digital.