Histórico de Destaques

DGS participa em Conferência Europeia para reforçar implementação das Escolas Promotoras de Saúde

DGS participa em Conferência Europeia para reforçar implementação das Escolas Promotoras de Saúde

A Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Programa Nacional de Saúde Escolar (PNSE), apresentou as boas práticas nacionais e os principais desafios na implementação das Escolas Promotoras de Saúde em Portugal, durante a conferência “From Awareness to Action: Making Every School a Health Promoting School”, que decorreu em Bruxelas nos dias 2 e 3 de dezembro de 2025.

O encontro reuniu representantes da OMS Europa, UNESCO, UNICEF, Comissão Europeia, bem como especialistas internacionais das áreas da saúde e da educação, com o objetivo de reforçar a implementação das Escolas Promotoras de Saúde (EPS) em toda a Europa, sustentada na evidência que demonstra que ambientes escolares saudáveis contribuem para melhores resultados académicos, redução de conflitos e maior equidade.

Durante a conferência, a DGS apresentou as boas práticas nacionais, bem como os principais desafios na implementação das Escolas Promotoras de Saúde, evidenciando o alinhamento do PNSE com os objetivos europeus. A delegação portuguesa reforçou ainda o compromisso nacional com a promoção da saúde em meio escolar e com a cooperação internacional no desenvolvimento de estratégias que beneficiem crianças e adolescentes.

Entre as principais conclusões da conferência, salientou-se que investir na saúde e no bem-estar das comunidades educativas melhora os resultados de aprendizagem, enquanto ambientes escolares que promovem participação, respeito e bem-estar têm um impacto positivo nos valores e competências das crianças. Foi igualmente destacado que a nova Estratégia para a Saúde e Bem-Estar das Crianças e Adolescentes da OMS/UNICEF pretende que cada escola se torne promotora de saúde, sendo essencial criar estruturas e redes europeias estáveis, integrar a saúde nas políticas escolares e reforçar a colaboração intersetorial, apoiada por indicadores comuns de monitorização e avaliação.