Histórico de Destaques

DGS participa em encontro internacional sobre deteção precoce de ameaças a saúde pública

DGS participa em encontro internacional sobre deteção precoce de ameaças a saúde pública

No âmbito das suas atribuições de coordenar e assegurar a vigilância epidemiológica nacional, a Direção-Geral da Saúde (DGS) colaborou com os principais organismos nacionais de Saúde Pública europeus para discutir novos métodos de deteção precoce e avaliação de risco de possíveis ameaças à saúde pública, através da Direção de Serviços de Informação e Análise. O encontro decorreu no Robert Koch Institut (RKI), em Berlim, a 30 e 31 de maio de 2023, no âmbito do projeto UNITED4Surveillance. 

Este projeto decorre até dezembro de 2025 e é coordenado pelo Instituto Nacional de Saúde Pública e Ambiente dos Países-Baixos (RIVM). Esta iniciativa veio reforçar os aspetos operacionais sobre o fortalecimento da vigilância em Saúde Pública e a preparação dos países europeus para futuras epidemias e pandemias, inerentes ao novo Regulamento Europeu sobre ameaças transfronteiriças graves à saúde.

Nesta reunião foi evidente a abordagem consensual dos diferentes organismos nacionais europeus sobre a importância da vigilância em Saúde Pública, integrando a vigilância epidemiológica, gestão de informação e análise de dados como os instrumentos mais ágeis para apoiar a implementação das medidas de Saúde Pública de forma atempada.

A reunião contou com a participação de 30 representantes de agências nacionais de Saúde Pública de 16 países europeus, na sua maioria epidemiologistas e cientistas de dados, que partilharam as suas expetativas e visões sobre o desenvolvimento e implementação de ferramentas para gestão de informação e análise de dados de doenças transmissíveis. 

A integração de novas ferramentas automatizadas na deteção precoce de fenómenos de saúde foi um dos principais tópicos discutidos, especialmente úteis perante uma crescente disponibilidade de dados de vigilância e recursos humanos limitados.

A DGS continuará a colaborar com os restantes organismos nacionais europeus no âmbito deste projeto, reafirmando o seu compromisso em liderar novas metodologias e ferramentas de vigilância em Saúde Pública, alinhado com as lições aprendidas com a pandemia de COVID-19, de forma dinâmica, estratégica e inovadora na proteção da saúde de todos os cidadãos.