Histórico de Destaques

DGS participa em estudo internacional para avaliar os serviços de saúde

DGS participa em estudo internacional para avaliar os serviços de saúde

A Direção-Geral da Saúde (DGS) está a coordenar um estudo a nível nacional que visa avaliar os cuidados de saúde prestados e incentivar os sistemas de saúde a centrarem-se mais nas pessoas e nas suas necessidades. O acesso e a qualidade dos serviços de saúde, a capacitação do utente na gestão dos seus problemas de saúde, o impacto da pandemia COVID-19 no acesso e a qualidade de vida e o bem-estar físico e psicológico são alguns aspetos que serão avaliados. 

Desenvolvida no âmbito do projeto PaRIS – Estudo Internacional sobre os Resultados e Experiências dos Utentes com os Serviços de Saúde, esta iniciativa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) permitirá avaliar os resultados e as experiências descritos por utilizadores dos cuidados de saúde. Pretende-se que o PaRIS seja para a Saúde o que o PISA é para a educação. 

O estudo, em que participam 21 países, consistirá na aplicação de questionários tendo em vista a recolha de uma amostra de prestadores de cuidados de saúde primários das cinco Administrações Regionais de Saúde (ARS) de Portugal Continental e de uma amostra dos seus utentes.  

Para além da DGS, estão envolvidos neste projeto os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) e a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Universidade NOVA de Lisboa (parceiro académico). Este projeto tem duas estruturas de apoio, pontos focais regionais e grupos consultivos constituídos por ordens, associações de profissionais de saúde e de doentes.  

Serão escolhidos aleatoriamente utentes que cumpram os critérios de elegibilidade, designadamente ter idade igual ou superior a 45 anos, viver numa residência particular na comunidade e ter tido pelo menos um contacto registado nos cuidados de saúde primários do SNS nos 6 meses anteriores ao procedimento de seleção. 

Os utentes escolhidos serão contactados por carta, nos próximos dias, sendo a sua participação voluntária. Podem consultar mais informações em https://www.sns.gov.pt/paris   

A segunda fase do estudo decorrerá de abril a setembro de 2023, estimando-se que os resultados sejam conhecidos durante 2023 e 2024.