Histórico de Destaques

DGS participa em reunião de Alto Nível da Presidência espanhola do Conselho da União Europeia

DGS participa em reunião de Alto Nível da Presidência espanhola do Conselho da União Europeia

A Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Núcleo da Vacinação da DGS, participou a 18 de julho de 2023, em Madrid, na reunião de Alto Nível “Reforçar a imunização ao longo da vida”, integrada na agenda da Presidência espanhola do Conselho da União Europeia (UE).

A reunião teve como objetivo a partilha de experiências pelos estados-membros da UE para melhorar os programas de vacinação, abordando o acesso, a imunização de populações vulneráveis, a confiança no processo de vacinação e a vacinação da população adulta.

Teresa Fernandes, Coordenadora do Plano Nacional de Vacinação e Coordenadora Adjunta do Núcleo da Vacinação da DGS, traçou o retrato da experiência portuguesa na vacinação contra a COVID-19. Esta vacinação atingiu em Portugal uma cobertura muito elevada na população: 98% da população adulta completou a vacinação primária e 99% da população com mais de 65 anos recebeu o primeiro reforço.

Durante a sessão, Teresa Fernandes abordou as principais razões para a taxa de sucesso na vacinação COVID-19 em Portugal, entre as quais: um Programa Nacional de Vacinação bem estabelecido e já com 57 anos, e a experiência em Campanhas de Vacinação contra a Gripe Sazonal, que promoveram uma estrutura sólida e alta confiança da população na vacinação.

A cooperação entre instituições da saúde e outros setores, a criação de um Grupo Técnico Consultivo de especialistas dedicado à vacinação contra a COVID-19, a monitorização da vacinação em tempo real e o recurso a microinfluenciadores, foram também essenciais neste processo, destacou a Coordenadora do Programa Nacional de Vacinação nesta reunião em Madrid. 

Em Portugal, a experiência com a COVID-19 tem permitido a melhoria das campanhas sazonais de vacinação. O desafio presente é alavancar o Programa Nacional de Vacinação, tornando a sua gestão mais eficiente, nunca esquecendo a essência de universalidade, acessibilidade, igualdade, aproveitamento de oportunidades de vacinação, não deixando ninguém para trás.