Histórico de Destaques
DGS participa em reunião de Alto Nível da Presidência espanhola do Conselho da União Europeia
A Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Núcleo da Vacinação da DGS, participou a 18 de julho de 2023, em Madrid, na reunião de Alto Nível “Reforçar a imunização ao longo da vida”, integrada na agenda da Presidência espanhola do Conselho da União Europeia (UE).
A reunião teve como objetivo a partilha de experiências pelos estados-membros da UE para melhorar os programas de vacinação, abordando o acesso, a imunização de populações vulneráveis, a confiança no processo de vacinação e a vacinação da população adulta.
Teresa Fernandes, Coordenadora do Plano Nacional de Vacinação e Coordenadora Adjunta do Núcleo da Vacinação da DGS, traçou o retrato da experiência portuguesa na vacinação contra a COVID-19. Esta vacinação atingiu em Portugal uma cobertura muito elevada na população: 98% da população adulta completou a vacinação primária e 99% da população com mais de 65 anos recebeu o primeiro reforço.
Durante a sessão, Teresa Fernandes abordou as principais razões para a taxa de sucesso na vacinação COVID-19 em Portugal, entre as quais: um Programa Nacional de Vacinação bem estabelecido e já com 57 anos, e a experiência em Campanhas de Vacinação contra a Gripe Sazonal, que promoveram uma estrutura sólida e alta confiança da população na vacinação.
A cooperação entre instituições da saúde e outros setores, a criação de um Grupo Técnico Consultivo de especialistas dedicado à vacinação contra a COVID-19, a monitorização da vacinação em tempo real e o recurso a microinfluenciadores, foram também essenciais neste processo, destacou a Coordenadora do Programa Nacional de Vacinação nesta reunião em Madrid.
Em Portugal, a experiência com a COVID-19 tem permitido a melhoria das campanhas sazonais de vacinação. O desafio presente é alavancar o Programa Nacional de Vacinação, tornando a sua gestão mais eficiente, nunca esquecendo a essência de universalidade, acessibilidade, igualdade, aproveitamento de oportunidades de vacinação, não deixando ninguém para trás.