Histórico de Destaques

DGS participa na conferência de encerramento do projeto internacional EUPAP

DGS participa na conferência de encerramento do projeto internacional EUPAP


 

A Direção-Geral da Saúde participou na conferência de encerramento do projeto EUPAP – A European Physical Activity on Prescription Model, que decorreu a 14 de fevereiro de 2023,  em Estocolmo.

O projeto EUPAP, cofinanciado pela Comissão Europeia, teve por objetivo a transferência da boa prática sueca, em termos de promoção da atividade física nos cuidados de saúde primários, a outros nove países europeus.

A Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física, foi um dos parceiros do projeto, tendo responsabilidade na gestão da adaptação e implementação do modelo sueco nos restantes países. No caso português, a envolvência no projeto EUPAP permitiu robustecer o disposto no Despacho 8932/2017, de 10 de novembro, nomeadamente no que concerne à criação da consulta de atividade física, possibilitando o seu desenvolvimento suportado e em harmonia com as principais práticas e orientações internacionais.

Na conferência final, a Direção-Geral da Saúde esteve representada por Cristina Godinho, Diretora-Adjunta do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física, Cristina Portugal, Gestora dos Programas Prioritários do Plano Nacional de Saúde, e Bruno Avelar Rosa, Coordenador Nacional do Projeto.

A importância da atividade física como indicador de saúde e como fator de prevenção e tratamento da doença, as políticas internacionais e os processos de implementação levados a cabo nos diferentes países, foram alguns dos pontos em debate na conferência. A necessidade de estabelecimento de redes profissionais e institucionais para que a prescrição da atividade física nos cuidados de saúde primários possa ocorrer, e como envolver os pacientes no processo, foram outras das questões abordadas.

Os participantes fizeram, também, uma visita de estudo ao Centro Académico de Cuidados de Saúde Primário, um centro clínico vinculado à Universidade de Karolinska, em Estocolmo, que desenvolve prescrição de atividade física na sua atividade clínica. Nesta visita foi possível assistir como funciona todo o processo de prescrição desde que o paciente chega à unidade de saúde até à sua derivação para os recursos da comunidade e respetivo follow-up.