Histórico de Destaques

DGS participa na reunião de lançamento da Joint Action JANE-2

DGS participa na reunião de lançamento da Joint Action JANE-2

A sessão de lançamento da Joint Action JANE-2, coordenada pela Fondazione IRCCS Istituto Nazionale Tumori, de Itália, na qual a Direção-Geral da Saúde (DGS) participa através do Programa Nacional para as Doenças Oncológicas (PNDO), enquanto autoridade nacional competente, decorreu a 28 e 29 de janeiro de 2025, em Milão.

Esta sessão oficializou o plano de execução da ação conjunta, cujo principal objetivo cinge-se com a continuação do seu antecessor, JANE, na criação e implementação de sete redes europeias de especialização na área do cancro, permitindo uma maior abrangência nos cuidados de saúde ao doente oncológico, cumprindo com o Europe’s Beating Cancer Plan

O PNDO esteve representado por Nuno Sousa e Cristina Portugal. Integraram, também, a participação portuguesa João Borba e João Macedo, do Centro de Oncologia dos Açores, Mafalda Carvalho, da Unidade Local de Saúde Santa Maria, Raquel Almeida, do i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, e Rui Mendes, da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Os resultados principais da JANE foram publicados em relatório próprio, disponível para consulta aqui, servindo como alicerces para o lançamento da JANE-2.

Contando com a participação de 121 organizações, de 29 países europeus, das quais 7 são portuguesas, a Joint Action terá uma duração de quatro anos, de 2024 a 2028, e um orçamento total de 51 milhões de euros.