Histórico de Destaques

DGS participa no 41.º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar

DGS participa no 41º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar

A Direção-Geral da Saúde (DGS) participou no 41.º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, subordinado ao tema “Dignificar a MGF, Valorizar a Saúde”, no dia 6 de abril de 2024, em Albufeira.

A primeira intervenção da DGS foi assegurada por Natália Pereira - Coordenadora Nacional do Projeto PaRIS (Patient-Reported Indicator Surveys). O PaRIS consiste num Estudo Internacional sobre os resultados (Patient-reported outcome measures - PROMs) e as experiências (Patient-reported experience measures - PREMs) dos utentes com os serviços de saúde, nos Cuidados de Saúde Primários (CSP), e é constituído por dois inquéritos online, aplicados entre agosto e novembro de 2023, aos prestadores dos CSP e respetivos utentes. 

A apresentação dirigida aos profissionais de saúde dos CSP, da área da medicina geral e familiar, permitiu a estes profissionais conhecerem o impacto da sua participação na implementação do PaRIS, bem como a partilha dos resultados preliminares internacionais, contribuindo para a melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados nos CSP e ainda para a comparação internacional de diferentes sistemas de saúde.

A DGS prevê divulgar os resultados de Portugal, no seu site, no último trimestre de 2024.

A participação da DGS culminou com a intervenção do Subdiretor-Geral da Saúde, André Peralta-Santos, na Cerimónia de Encerramento do Congresso. Entre os pontos acentuados pelo Subdiretor-Geral da Saúde, destaca-se a confiança no sistema de saúde, nos seus profissionais e nas suas ações para a melhoria da saúde da população, enquanto desafio constante, que se liga com o tema da dignificação da Medicina Geral e Familiar. 

André Peralta-Santos frisou que ouvir os utentes, pedindo-lhes que avaliem os resultados dos cuidados que recebem é, talvez, o passo mais importante para a melhoria dos cuidados prestados, vindo reforçar a pertinência do projeto PaRIS. 

A oportunidade de a DGS contar com a colaboração de inúmeros Médicos de Família na sua missão de proteger e promover a saúde dos portugueses, e o aprofundar dessa colaboração, foram também destacados.